No dia 16 de junho ocorreu a posse do Conselho Gestor Unificado das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) Piracicaba/Juqueri-mirim área II, Sistema Cantareira e Bairro da Usina, ocorrida em Bragança Paulista na Universidade São Francisco, da qual a Associação Ambientalista Copaíba faz parte e é representada por seu presidente – Sr. Gerson A. R. Silveira e pela bióloga Flávia Balderi.
O objetivo destas APAs é proteger os recursos hídricos ameaçados pela ocupação ao redor dos reservatórios, especialmente pelo aumento do número de chácaras de recreio, e pelas atividades agropecuárias com manejo inadequado, provocando erosão e poluição dos corpos d''água.
A APA Piracicaba Juqueri-mirim Área II protege parte da bacia do Rio Camanducaia, possui área de 280.330,90 hectares e inclui os municípios de Socorro, Holambra, Jaguariúna, Joanópolis, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Serra Negra, Santo Antônio de Posse, Tuiuti e Vargem.
Esta região caracteriza-se pela existência de um eixo industrial e tecnológico a oeste da APA, polarizado nos municípios de Bragança Paulista, Atibaia e Jaguariúna, contrastando com a ocupação restante, baseada em atividades agrícolas, em geral por pequenas propriedades.
Esta APA foi criada pelo Decreto Estadual n° 26.882, de 11 de março de 1987, Lei Estadual n° 7.438 de 14 de julho de 1991, porém somente este ano teve seu primeiro Conselho Gestor constituído. Mais informações podem ser obtidas pelo site
http://www.ambiente.sp.gov.br/apas/26882.htm.
*Foto: Gerson R. Silveira (Presidente da Copaíba) e Xico Graziano (Secretário do Meio Ambiente).