Copaíba atinge 0,5 milhão de mudas plantadas

Copaíba atinge 0,5 milhão de mudas plantadas

Publicado em: 1 de agosto de 2017

Com quase 18 anos de fundação, a Associação Ambientalista Copaíba ultrapassa o número de 500 mil mudas de árvores plantadas através de seus projetos e programas de restauração florestal executados nas bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. São mais de 340 hectares de áreas que estão sendo restauradas através da ONG.

Esse trabalho rendeu a proteção de 250 nascentes na região. São mais de 200 propriedades parceiras dessa ação e graças a elas esse trabalho tem sido realizado com sucesso.

A restauração das áreas no entorno das nascentes favorecem a infiltração da água da chuva no solo e isso faz com que a recarga dessa água seja constante, permitindo a manutenção dessas nascentes. “Temos relatos de proprietários de terra, que depois de três ou quatro anos do plantio das mudas, a água da nascente não só voltou a brotar, mas se mantém durante o ano todo. E isso é muito gratificante, porque sabemos que esse é um benefício que vai além da propriedade parceria. Todos ganham com isso”, comenta Flávia Balderi, secretária executiva da Copaíba.

Além das nascentes outras áreas são consideradas importantes para a Copaíba. As matas nativas como um todo precisam ser protegidas e recuperadas. Por isso as margens dos rios, córregos, as áreas de recarga de água, os topos de morro, e encostas são áreas estratégicas para a restauração florestal.

Quanto mais floresta, mais conservação ambiental, o que resulta em mais qualidade de vida.

Compartilhe!

Últimas publicações