Proprietários de terra da região podem receber mudas de árvores nativas gratuitamente

Proprietários de terra da região podem receber mudas de árvores nativas gratuitamente

Publicado em: 16 de novembro de 2017

A Associação Ambientalista Copaíba continua com o Verde Novo, projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Através dele, a Copaíba doa mudas nativas para os proprietários de terra da região interessados em recuperar suas matas nativas, proteger suas nascentes, ou até mesmo adequar ambientalmente, de forma voluntária, sua propriedade.

Os proprietários de terra que têm interesse em manter a qualidade da água em suas propriedades podem procurar a Copaíba para receber as mudas. O plantio de mudas nas margens de córregos ou nascentes pode garantir uma melhora sensível na produção e na qualidade da água.  “A recuperação das matas é uma estratégia importante que garantirá a qualidade da água na propriedade e ela que contribuirá para o abastecimento da água das nascentes. A solução não é imediata, mas em poucos anos, nota-se grandes melhorias”, destacou a Coordenadora do Verde Novo, Flávia Balderi.

Os plantios já começaram e o cadastro também! O cadastramento é aberto para as pequenas e grandes propriedades que, juntas, fazem a diferença na conservação da Mata Atlântica.

Benefícios

Depois da avaliação da área, os técnicos da Copaíba também oferecem orientações antes, durante e depois do plantio, fazendo várias visitas na propriedade.

As mudas são entregues nas propriedades parcerias, já adubadas, evitando esse custo ao proprietário de terra. Além das mudas, os proprietários recebem também os insumos para auxiliar o plantio, como o hidrogel e o formicida, para controlar as formigas.

As vantagens para a propriedade não se resumem na conservação da água. A mata na propriedade agrega valor econômico, principalmente por contribuir para que os serviços ecossistêmicos ocorram, como a polinização que aumenta a produção de frutos e o controle natural das pragas das lavouras. A floresta traz com ela uma diversidade de insetos e predadores naturais e isso favorece positivamente o equilíbrio ecológico da propriedade.

Para participar entre em contato conosco. Saiba mais aqui.

Compartilhe!

Últimas publicações