Projetos patrocinados pela Petrobras promovem plantio em todo o Brasil em comemoração ao Dia Mundial das florestas

Projetos patrocinados pela Petrobras promovem plantio em todo o Brasil em comemoração ao Dia Mundial das florestas

Publicado em: 21 de março de 2019

Copaíba participa dessa ação nacional, através do projeto Verde Novo

 Projetos da Rede Floresta e Clima (RFC) realizam plantio simbólico de milhares de espécies arbóreas em comemoração ao Dia Internacional das Florestas celebrado mundialmente em 21 de março. O ato orquestrado por projetos patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, acontece em várias regiões do País na data em que se reforça a importância das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta. A ação visa sensibilizar as pessoas sobre a fundamental importância das florestas, envolvendo crianças, adolescentes, jovens, universitários, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e povos indígenas.

A atividade em rede é resultado da integração dos Projetos Ar Água e Terra: Vida e Cultura Guarani (RS), De Olho na Água (CE), Florestas de Valor (PA), Guapiaçu Grande Vida (RJ), Verde Novo (MG e SP), Viveiro Cidadão (RO), Uruçu Capixaba (ES) e Semeando Água (SP).

A ação em comemoração ao Dia Mundial das Florestas conta com uma campanha digital nas redes sociais dos projetos participantes com a hashtag #florestaeclima.

 Na data, além do plantio o Projeto Verde Novo promoverá um evento para lançamento do relatório técnico sobre a importância dos fragmentos florestas para a manutenção da conectividade funcional das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia e fará a inauguração da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Copaíba, em Socorro/SP.

 O Projeto Verde Novo é realizado pela Associação Ambientalista Copaíba e tem como objetivo contribuir para a restauração e conservação da Mata Atlântica das bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia, localizadas entre o sul de Minas Gerais e leste do Estado de São Paulo, abrangendo 18 municípios. Através do apoio aos proprietários de terra da região, mais de 260 hectares estão sendo restaurados por meio do plantio de 400 mil mudas. Através das ações de políticas públicas e educação ambiental, o Verde Novo busca sensibilizar tanto os produtores rurais quantos estudantes moradores da região sobre a importância da conservação e restauração da Mata Atlântica.

Os Projetos integrantes da Rede acreditam que envolver as pessoas em ações como esta é fundamental para sensibilizá-las e conscientizá-las sobre a sua relação com a natureza e a importância da preservação e recuperação das florestas.

LINKS DOS PROJETOS:

Projeto Ar, Água e Terra: www.projeto.iecam.org.br

Projeto De Olho na Água: www.deolhonaagua.org.br

Projeto Florestas de Valor: www.imaflora.org/comunidades-areas-protegidas_florestas-de-valor.php

Projeto Guapiaçu Grande Vida (GGV): www.ggvbr.org/o-projeto

Projeto Verde Novo: www.copaiba.org.br/verdenovo

Projeto Viveiro Cidadão: www.viveirocidadão.org.br

Projeto Uruçu Capixaba: www.ibramar.org/urucu

Projeto Semeando Água: www.semeandoagua.ipe.org.br

Programa Petrobras Socioambiental:

http://sites.petrobras.com.br/socioambiental/?nav=sobre

Compartilhe!

Últimas publicações