21 anos de atuação da Associação Ambientalista Copaíba

A Copaíba foi fundada o 7 de setembro de 1999 percebendo a degradação da Mata Atlântica da região. A fragmentação florestal faz parte do contexto regional das bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia. Áreas de florestas que, historicamente eram contínuas, formando grandes maciços, estavam divididas em fragmentos florestais, muitas vezes pequenas e insuficientes para cumprir com seu papel ecológico. Esse cenário frágil e preocupante, do ponto de vista da conservação ambiental, sinalizou a necessidade de ações concretas de recuperação o que levou na criação da Copaíba.

A Copaíba, tem como missão: Conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, localizadas no leste paulista e no sul de Minas Gerais e, no cumprimento de sua missão institucional ao longo de 21 anos de trabalho, tem liderado diferentes projetos e estratégias, visando a conservação da Mata Atlântica. Seja através da restauração ambiental, da produção de mudas de árvores nativas, da sensibilização ambiental ou de políticas públicas ambientais. Até hoje, a Copaíba plantou, em parceria com proprietários de terra da região, 689.430.000 mudas em 458 hectares, protegendo no o entorno de 265nascentes e a margem 144 córregos. Dentro do impacto social, os projetos têm envolvido mais de 200 proprietários de terra distribuídos em 19 municípios.

Mas, o que a região e seus moradores ganham com as iniciativas de restauração florestal desenvolvidas pela Copaíba?

A restauração ecológica visa transformar áreas degradadas em florestas de biodiversidade. E isso traz benefícios ambientais para todos, como proteção de nascentes e rios, habitat da vida selvagem, reprodução de espécies ameaçadas, conservação do solo e sequestro de carbono. Esses Serviços ecossistêmicos se traduzem em ar limpo, evitando doenças respiratórias; água de qualidade; lugares de lazer como nossas amadas cachoeiras; presença de animais que permitem a polinização, que ajudando a produção dos alimentos que consumimos. Então, no final… todos ganhamos com essas estratégias de recuperação florestal implementadas pela Copaíba.

A Copaíba trabalha nas comunidades com proprietários de áreas rurais interessados em restaurar suas propriedades; conta com o apoio de empresas colaboradoras; parcerias com entidades não governamentais e, uma equipe formada por moradores regionais, na sua maioria mulheres! A trajetória da Copaíba em defesa da Mata Atlântica é reconhecida nacionalmente, por isso o ano passado ganhou mais dois importantes prêmios para o terceiro setor: de melhores ONGs de 2019 e o selo doar, reconhecendo sua transparência na gestão.

Imagens antes e depois da primeira área restaurada pela Copaíba com recursos do Fehidro (CBH-MOGI)

Compartilhar

Comentários