A água que voltou na nascente depois do plantio de árvores

Isso é resultado de muita força de vontade e a garra de quem plantou sua própria floresta

O nome dela é Mariza Rocha. Professora de escola pública do município de Munhoz/MG e uma grande batalhadora, Mariza é parceira do maior projeto de restauração florestal da região do Sul de Minas e Leste do estado de São Paulo, o Verde Novo – projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental que é executado pela Associação Ambientalista Copaíba.

O Verde Novo apoia proprietários de terra que tem interesse em restaurar as matas de suas propriedades e foi por meio desse apoio que Mariza conseguiu ter a água da sua nascente de restaurada.

A propriedade foi adquirida já há muitos anos, na década de 70, e com o passar do tempo Mariza foi notando que a quantidade de água era cada vez menor. “A água reduziu para bem menos da metade. Era muito visível o quanto a água tinha diminuído. Foi então que nós resolvemos implantar o projeto no sítio”, comenta Mariza, lembrando das dificuldades enfrentadas com a falta de água.

Depois que a área foi recuperada, com o plantio de 1000 mudas no entorno da nascente, a água voltou. “Nascentes que tinha secado, a gente notou que elas estavam voltando. A preservação de florestas já existentes ou a formação de novas florestas é de suma importância, para a preservação das espécies pra evitar erosão, para o aumento da água”, fala Mariza satisfeita com a escolha feita e ainda dá um recado: “Cada proprietário, por menor que seja sua propriedade pode fazer uma nova floresta ou preservar o que já tem. É a melhor sensação do mundo. Eu fiz a minha parte! Todo mundo deveria fazer”.

Faça também sua parte, quer saber como? Acesse www.copaiba.org.br/verdenovo/ ou ligue (19) 9 9953-8382.

Compartilhar

Comentários