A importância da biodiversidade nas florestas para nossas vidas

O trabalho de restauração florestal que o projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental vem executando ao longo de 9 anos, trouxe resultados significativos e benefícios aos proprietários do leste Paulista e Sul de Minas Gerais. Um desses resultados importantes que a equipe da Copaíba, responsável pelo projeto, vem acompanhando de perto é o retorno da vida silvestre, animais e aves, que visitam as áreas em processo de restauração .
Recentemente na RPPN Copaíba (Reserva Particular do Patrimônio Natural da instituição), área também restaurada através do Verde Novo, foram encontrados vários buracos no solo da mata. Os buracos foram feitos pelo Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) que se alimenta de raízes e insetos. “Ele ajuda no controle das formigas que, em excesso prejudicam o desenvolvimento das mudas. O fato de termos o encontrado aqui, significa que a biodiversidade também está sendo restaurada e que a floresta em formação, aos poucos está fazendo sua função” comenta Ana Paula, bióloga e coordenadora do Viveiro Florestal Copaíba.
É importante enfatizar os benefícios que a recuperação da mata nativa traz para a propriedade, pois além conservar as nascentes de água também, a vegetação atrai predadores naturais, como o tatu, que podem ajudar no controle biológico e evitar que que outros animais e insetos, como a formiga, tornem-se pragas para a lavoura.

Compartilhar

Comentários