Comunidade Sustentável

É possível viver em harmonia com a natureza!

Em Monte Alegre Sul na Fazenda Furquilha foi fundada a Associação Rural Natureza por um grupo de pessoas que acreditava ser possível desenvolver uma comunidade sustentável. A ideia deu tão certo que há quase 20 anos a associação vive em harmonia e respeito com a natureza. Além de realizar atividades de coleta seletiva, que destina o material reciclável para uma cooperativa de Amparo, a propriedade também possui divisão de áreas importantes que mantêm o equilíbrio entre sustentabilidade e desenvolvimento. Dividiram a propriedade em três partes: área residencial, área agrícola e área destina a conservação ambiental.

Membros da associação perceberam que era necessário aumentar a área de conservação ambiental e cuidar das nascentes na propriedade, então Luciana Piva, uma das associadas, foi a responsável pelo contato com o projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental para que a área fosse enriquecida com mais árvores nativas da Mata Atlântica.

Luciana conta: “Quem mora aqui, tem sintonia com a natureza. Nós incentivamos os associados a construírem suas residências com luz solar, captação de água de chuva e outros meios sustentáveis para ajudar na preservação do meio ambiente”. Foram plantadas 4.000 mudas de árvores nativas na propriedade através do projeto executado pela Ong Copaíba. O plantio foi realizado em duas etapas: a primeira, em 2018, foram plantas 1.000 mudas; na segunda etapa no início deste ano, foram plantadas mais 3.000 mudas.

Luciana também conta que além da preocupação e cuidado com o meio ambiente, a Associação realiza trabalhos sociais “Hoje vivem em média 35 famílias (associados) na fazenda, que voluntariamente realizam atividades uma vez por mês para idosos e crianças carentes. Também ajudamos no plantio das mudas, fizemos um mutirão com os associados e colaboramos com a primeira etapa do reflorestamento”. A moradora ainda complementa “O Verde Novo é muito importante! Os associados valorizam muito o trabalho que vem sendo executado polo projeto. Temos a visão de um lugar para viver com mais impactos positivos do que negativos”.

Você também pode participar do projeto, basta realizar seu cadastro através do site ou para mais informações ligue (19) 9 99538382.

Compartilhar

Comentários