Conservação e restauração de mata nativa beneficia lavoura

Conservação e restauração de mata nativa beneficia lavoura

Publicado em: 16 de janeiro de 2020

Cafeicultor a mais de 20 anos, Jarlei Manias reflorestou a propriedade no Município de Socorro através do Projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental executado pela Copaíba, Associação Ambientalista também localizada no município. O produtor rural reflorestou a mata ciliar do córrego que possui na propriedade interessado em cuidar da água a partir das dificuldades enfrentadas com a lavoura e preocupado em produzir café de qualidade.

“Tinha erosão no córrego e estava desabando, antes não tinha um pé de árvore na lavoura. Hoje está uma beleza! Com o reflorestamento a lavoura ficou mais bonita e a erosão do córrego não existe mais” comenta Jarlei, com satisfação em ver a plantação de café produzindo bem e as árvores plantadas sombreando as margens do córrego.

A propriedade foi reflorestada em 2013 e foram plantadas 1.030 mudas em uma área de 4.000 m². Jarlei se preocupa com a lavoura e com o futuro da família “O cuidado com a água da propriedade vai beneficiar as próximas gerações. Todos tendem a ganhar, não só o produtor rural”.

Essa história também pode ser acompanhada através da série de vídeos do Projeto Verde Novo, lançada pela Copaíba nas redes sociais (facebook, instagram e youtube), procure por aacopaíba. Acesse também o site do projeto: www.copaiba.org.br/verdenovo/.

Compartilhe!

Últimas publicações