Copaíba adere ao Plano Conservador da Mantiqueira

Recentemente a Copaíba assinou o termo de adesão ao Convênio para desenvolvimento do Plano Conservador da Mantiqueira, o que trará novas possibilidades de apoio à restauração das matas nativas de Socorro e região, além do incentivo financeiro aos proprietários de terra participantes.

O Plano Conservador da Mantiqueira – PCM tem como objetivo promover a restauração florestal de espécies nativas da Mata Atlântica, em 1.200.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira nos mais de 200 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, utilizando a expertise do município de Extrema na execução do Projeto Conservador das Águas, primeira experiência brasileira de projeto de restauração florestal utilizando o mecanismo de PSA (Pagamentos por Serviços Ambientais).

Área de Abrangência do PCM

A proposta do Plano é utilizar o instrumento econômico de pagamento por serviços ambientais para promover a restauração florestal na adequação de propriedades rurais, com resultados expressivos na produção de serviços ambientais em especial a água.

Dentro deste projeto, os municípios envolvidos são responsáveis por dar o suporte com equipamentos e mão-de-obra para realizar as adequações, além de fazerem aprovar políticas públicas para a viabilização do projeto.

A Serra da Mantiqueira abriga nascentes de importantes rios que alimentam os reservatórios de Furnas/MG, para a produção de energia elétrica, e abastecem as maiores regiões metropolitanas do Brasil, São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. São mais de 280 municípios em uma área aproximada de 100.000 km2, (1,2% do território brasileiro) equivalente à soma das áreas dos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, com potencial de restauração florestal de mais de 1.200.000 hectares.

Uma das estratégias do Plano é trabalhar por Núcleos, distribuídos por toda a Serra da Mantiqueira. Foram definidos 20 Núcleos, responsáveis por um grupo de municípios. Socorro, através da Copaíba, está sediando o Núcleo 20, que abrange ainda os municípios de Amparo, Itapira, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho e Serra Negra.

Núcleo 20: Copaíba (Socorro)

Compartilhar

Comentários