Mais 6.000 mudas plantadas na bacia do Rio do Peixe

A Associação Ambientalista Copaíba, com sua missão de conservar..." />

Copaíba apoia mais uma restauração florestal em Lindóia/SP

Mais 6.000 mudas plantadas na bacia do Rio do Peixe

A Associação Ambientalista Copaíba, com sua missão de conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, tem apoiado diversas iniciativas de restauração florestal em toda a região.

Desta vez, uma nova propriedade em Lindóia está recebendo as mudas destinadas à recompor mais de 28.000 m2 de floresta. A área em processo de restauração florestal pertence à “Água Joia de Lindóia”, uma empresa mineradora e distribuidora de água no município. Estão sendo plantadas 6.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

A iniciativa partiu dos sócios da empresa, buscando conservar as áreas de recarga de água e do seu entorno, de onde é feita a captação da água. A recuperação florestal tem como objetivo proteger os mananciais da propriedade.

As árvores plantadas ali formarão as matas ciliares e as florestas de encostas, vegetação fundamental que garante a quantidade e qualidade da água. São essas florestas responsáveis pela infiltração da água da chuva no solo, que aos poucos vai abastecendo os reservatórios naturais de água. Além disso, essa vegetação previne a erosão do solo e o assoreamento dos cursos d´água.

A restauração florestal das propriedades na região é essencial para a conservação da bacia como um todo. “A soma dessas ações reflete diretamente na qualidade da água da nossa região e todos ganham com isso”, comenta a coordenadora da Restauração Florestal da Copaíba, Ana Paula Balderi.

A restauração florestal nessa área está contato também com o apoio do Programa Clickarvore da Fundação SOS Mata Atlântica. As mudas que saem do Viveiro Florestal Copaíba para o plantio, são doadas por meio desse programa.

Compartilhar

Comentários