Copaíba apoia o plantio de mais 1.600 mudas em Bueno Brandão-MG

Mais uma propriedade parceira da Copaíba recebe a doação de mudas nesse mês. Mais uma nascente no município de Bueno Brandão está sendo protegida através do plantio de 1.600 mudas de árvores nativas, em uma área de quase 10.000 m2.

A propriedade é da família de Edilson de Paula e está localizada no Bairro do Esmeril. As mudas plantadas no entorno da nascente contribuirão para sua conservação. “A água é um bem comum que precisa ser preservado. Ao recuperarmos o entorno das nascentes estamos garantindo a qualidade desse recurso hídrico. Assim, toda microbacia é beneficiada”, comenta Ana Paula Balderi, coordenadora da restauração florestal da Copaíba.

Essa iniciativa faz parte do Verde Novo, um projeto executado pela Copaíba que tem apoio das empresas da região. Por meio dele centenas de propriedades rurais estão sendo beneficiadas e milhares de árvores estão se transformando em novas florestas.

Todas as mudas nativas destinadas às propriedade parceiras contribuem para a restauração das bacias hidrográficas dos rios do Peixe e Camanducaia. A propriedade da família de Edilson está inserida nessa região, parte dela possui eucaliptos e a outra parte é onde localiza-se a nascente da propriedade, uma área de grande importância ecológica, que até então encontrava-se sem qualquer vegetação nativa. Segundo os proprietários, há aproximadamente oito anos, essa área serviu para o plantio de batatas e também para pastagem.

O projeto de restauração florestal vem ao encontro da vontade da família. “Hoje a idéia é, num futuro próximo, fazer uma casa que atenda aos requisitos ecológicos de uso da energia, de consumo e aproveitamento das águas, e sistema de tratamento de dejetos antes do descarte”, comenta Edilson.

Essa propriedade somada às mais de 160 propriedades rurais que receberam o apoio da Copaíba, totalizam 3.354.000 m2 (335 hectares) de áreas em processo de restauração. “As iniciativas individuais, em conjunto, transformam a qualidade ambiental da nossa região. Até agora, mais de 470 mil mudas já foram plantadas através da parceria com esses proprietários de terra. O bom resultado alcançado junto com eles, hoje, será o exemplo a ser seguido por seus vizinhos futuramente”, comenta Flávia Balderi, secretária executiva da instituição.

Compartilhar

Comentários