Copaíba apoia restauração florestal em Munhoz/MG

O bairro São Roque em Munhoz/MG, terá, em breve uma nova floresta nativa se formando. A iniciativa é da Associação Ambientalista Copaíba que está apoiando a restauração florestal na região.

Dessa vez o plantio aconteceu no Sítio do Espraiado, propriedade de Fabrício Duarte, que é parceiro do Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

O período é apropriado. As chuvas contribuem para o bom desenvolvimento das mudas, que vão crescer rapidamente e, em aproximadamente dois anos, já se tornarão pequenas árvores. As mudas, doadas pela Copaíba, foram plantadas no entorno de uma nascente. “A vegetação nativa no entorno de nascentes contribui para melhor infiltração da água no solo, favorecendo a recarga de água contínua da mina. Assim, mesmo em períodos de estiagem, a água pode até reduzir, mas corre menos riscos de secar”, explica Flávia Balderi, coordenadora do projeto Verde Novo.

No total foram plantadas mais de 1.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Os pequenos plantios, realizados em parceria com os proprietários de terra, são fundamentais para a recuperação das matas nativas da região. Graças ao apoio que a Copaíba está oferecendo somado à dedicação dos proprietários rurais é que muitas florestas serão formadas.

Até o final de 2019 serão plantadas 150.000 mudas de árvores em parceria com proprietários. O cadastramento para receber esse apoio está aberto.

Como participar

Os proprietários de terra da região interessados em recuperar as matas de suas propriedades podem entrar em contato com a Copaíba, para receber o apoio. O cadastramento é feito na sede da instituição. Uma visita é agendada para avaliação e elaboração do projeto técnico. Depois da avaliação da área, os técnicos da Copaíba também oferecem orientações antes, durante e depois do plantio, fazendo várias visitas na propriedade.

As mudas são entregues já adubadas, evitando esse custo ao proprietário. Além das mudas, a Copaíba oferece também os insumos para auxiliar o plantio, como o hidrogel e o formicida, para controlar as formigas.

O contato pode ser feito pelo telefone (19) 99953-8382 ou pelo e-mail verdenovo@copaiba.org.br, ou ainda na sede da instituição, que fica no bairro da Pedra Branca/Visconde do Soutelo, em Socorro – SP.

 

Compartilhar

Comentários