Copaíba conta com apoio de voluntários para coleta de sementes

Dentre as diversas ações realizadas pela Copaíba, a produção de mudas nativas é uma área de atuação de fundamental importância, pois abastece os projetos de restauração florestal da instituição.
É no Viveiro Florestal Copaíba que as mudas são produzidas. São mais de 150 espécies de árvores nativas. Entre elas estão algumas frutíferas, como a pitanga, araçá, uvaia; espécies nobres, como jequitibá, jatobá, copaíba, e diversas outras espécies que enriquecem as matas da região.
E tudo começa a partir das sementes que são coletadas em diferentes fragmentos de matas nativas. Para a coleta dos frutos e sementes alguns critérios são seguidos, como por exemplo, a quantidade de frutos que é coletada. “Sempre coletamos no máximo 30% dos frutos e das sementes das árvores, para que o restante desses frutos possam alimentar os animais ou dispersarem naturalmente”, comenta Flávia Balderi, Secretária Executiva da Copaíba.
Coletar frutos e sementes foi se tornando uma ação voluntária dos colaboradores da instituição. E a Copaíba tem estimulado para que mais pessoas, proprietários de terra, amantes da natureza, conheçam mais as plantas a partir dessa ação. “A ação voluntária de coletar sementes tem contribuído para a produção das mudas. Além de ser muito importante ter a participação de mais pessoas, aumentamos a diversidade genética das nossas mudas”, comenta Ana Paula Balderi, coordenadora do Viveiro Florestal.
A Copaíba espera a colaboração de mais pessoas e acredita que além de contribuir para a produção das mudas, os voluntários adquirem um grande conhecimento sobre essas espécies.

Compartilhar

Comentários