Copaíba conta com o apoio voluntário para coleta de sementes

A Associação Ambientalista Copaíba que tem como missão conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. Dentre as diversas ações realizadas, a produção de mudas nativas é uma área de atuação de fundamental importância, pois abastece os projetos de restauração florestal da instituição.

É no Viveiro Florestal Copaíba quem as mudas são produzidas. São mais de 150 espécies de árvores produzidas. Entre elas estão algumas frutíferas, como a pitanga, araçá, uvaia; espécies nobres, como jequitibá, jatobá, copaíba, e diversas outras espécies que enriquecem as matas da região.

E tudo começa a partir das sementes que são coletadas em diferentes fragmentos de matas nativas.  Para a coleta dos frutos e sementes alguns critérios são seguidos, como por exemplo, a quantidade de frutos que é coletada. “Sempre coletamos no máximo 30% dos frutos e das sementes das árvores, para que o restante desses frutos possam alimentar os animais ou dispersarem naturalmente”, comenta Vanessa Manias, coordenadora do Viveiro Florestal Copaíba.

Coletar frutos e sementes foi se tornando uma ação voluntária aos colaboradores da instituição. E a Copaíba tem estimulado para que mais pessoas, proprietários de terra, amantes da natureza, conheçam mais as plantas a partir dessa ação. “Eu acho muito importante contribuir com essa atividade, porque no meu caso, eu uso as sementes da minha própria reserva. As árvores plantadas na minha propriedade, hoje já dão frutos, e contribuem para o trabalho da Copaíba. Além disso, eu gosto de coletar, pois traz o conhecimento de árvores nativas que eu não tinha e passei a ter,”, comenta Hamilton do Carmo, coletor voluntário.

A Copaíba espera a colaboração de mais pessoas. A equipe do Viveiro Florestal acredita que além de contribuir para a produção das mudas os voluntários adquirem um grande conhecimento sobre essas espécies.

Essas e outras atividades da Copaíba podem ser acompanhadas também pelo facebook/associacaoambientalistacopaiba

Compartilhar

Comentários