Há mais de 10 anos a Copaíba é parceira do Programa Clickarvore da Fundação SOS Mata Atlântica. Nesse período, mais de..." />

Copaíba e SOS Mata Atlântica visitam áreas em processo de restauração florestal

Há mais de 10 anos a Copaíba é parceira do Programa Clickarvore da Fundação SOS Mata Atlântica. Nesse período, mais de 650 mil mudas foram doadas pela SOS, através do Viveiro Florestal Copaíba, beneficiando muitas pessoas e proprietários de terra que precisaram do apoio para a recuperação das matas em suas propriedades.

O Clickarvore tem como objetivo apoiar as iniciativas de restauração de áreas de preservação permanente (APP) e reserva legal (RL), por meio do fomento e doação de mudas de espécies florestais nativas da Mata Atlântica; contribuir com a restauração florestal, permitindo que as florestas exerçam suas funções ecológicas, além de mobilizar a sociedade civil para participar de projetos de restauração florestal. Para atingir esses objetivos, a Fundação SOS Mata Atlântica, com a aprovação dos projetos de restauração florestal, adquire as mudas dos viveiros parceiros, as quais serão doadas para os proprietários rurais interessados em participar do programa.

Periodicamente são realizadas vistorias nas áreas em que o plantio foi realizado. As vistorias são imprescindíveis para acompanhar o desenvolvimento das áreas ao longo dos anos. Tanto a Copaíba quanto a SOS Mata Atlântica fazem esse monitoramento.

O resultado desse trabalho em parceria é a formação de 3.600.000 m2 de novas florestas. “É gratificante visitar as áreas em processo de restauração florestal e poder acompanhar que em pouco tempo as mudas, hoje árvores, já fazem sua função ecológica, conservando o solo, os animais e a própria biodiversidade”, comenta a coordenadora da Restauração Florestal da Copaíba, Ana Paula Balderi.

Compartilhar

Comentários