Copaíba faz balanço das atividades de 2015

Em  2015  a  Copaíba  completou  16 anos  e  o trabalho realizado, em defesa da Mata Atlântica resultou  em um balanço positivo nesse ano.

No Viveiro Florestal Copaíba estiveram em processo de produção  280  mil  mudas  de  mais  de  100 espécies nativas da Mata Atlântica. Foram expedidas mais de 200 mil mudas do viveiro,  ou  seja,  mudas  destinadas  ao plantio  de projetos de restauração florestal da própria instituição e de terceiros.

Além  da  produção, a Copaíba  também plantou 12.600 mudas em 11,44 hectares, através do projeto Restauração das matas ciliares de nascentes e cursos d’água na bacia do Rio do Peixe, financiado pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos. É válido lembrar que não basta só  plantar  as mudas, é imprescindível  o cuidado também após o plantio. Nesse ano de 2015, foram feitas manutenções  em mais de 50 hectares (500 mil m2)  de áreas  em  processo  de  restauração,  considerando coroamento das mudas, controle de formigas, adubação, controle do capim, entre outras atividades. A manutenção dessas áreas representa o cuidado direto de 50 mil mudas, que estão se tornando árvores nos municípios de Socorro e Serra Negra/SP.

Além disso, diversas ações de sensibilização ambiental foram  realizadas.  Por  meio  delas,  foram  atingidas, diretamente, mais de 1600 pessoas, que participaram de palestras, plantio educativos, do programa “Conhecendo  o  Viveiro”,  entre  outras  atividades  práticas desenvolvidas com diferentes públicos. “Consideramos que essas pessoas atingidas pelas ações de sensibilização ambiental tornam-se multiplicadores desse conhecimento. Consequentemente mais pessoas, além dessas 1600, estão sendo sensibilizadas para a conservação e restauração da Mata Atlântica”, comenta Flávia Balderi, Secretária Executiva da Copaíba.

Para desenvolver todo este trabalho é preciso mobilizar a sociedade, para isso a Copaíba desenvolveu ações de políticas ambientais, participando de reuniões, fóruns e colegiados federais, estaduais e municipais. Dessa forma a instituição pode contribuir para melhorias nas políticas ambientais aplicadas em cada município de atuação.

A Copaíba tem o prazer de compartilhar as conquistas e os desafios superados em 2015. O relatório anual completo estará disponível para consulta no site www.copaiba.org.br a partir de março de 2016

Compartilhar

Comentários