De moradora da cidade grande à proprietária de terra

Conheça a história de Bernadete Mosken que inspira pessoas a reflorestarem suas propriedades 

Bernadete sempre se preocupou com as questões ambientas. “Na praça, que havia em frente minha casa em São Paulo, plantava muitas mudas de árvores. Algumas pessoas pisavam, arrancavam e mesmo assim eu continuava plantando. Se vivessem 50 mudas das 100 que tinha plantado, já estava no lucro” comenta a proprietária.

O desejo de reflorestar veio com ela de São Paulo, então começou a se informar e buscar apoio e orientação sobre o plantio de mudas. Comentou sobre o interesse com o pedreiro que estava construindo sua casa e através dele ficou sabendo do Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, com o Patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental que apoia proprietários de terra da região para a restauração florestal.

Ainda em 2016, com o apoio do projeto, Bernadete começou a reflorestar a propriedade com mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. O que antes era pasto para criação de gado, começou a se tornar uma floresta. Hoje, a propriedade tem mais de 1.400 mudas, que aos poucos, foram plantadas pela proprietária e alguns funcionários. Já é possível notar a diferença do terreno antes e depois, a mata já está se formando.

“Assim que a floresta foi se formando, logo notei a diferença. Antes eu utilizava a água do vizinho para abastecer minha casa. Hoje a nascente que estava seca voltou a ter água e em outro local da propriedade, que antes era brejo devido à criação de gado, se formou um pequeno córrego” conta Bernadete.

Além dos benefícios para o sítio, aos poucos também sensibilizou vizinhos, funcionários e se criou uma rede de conscientização. Muitos fazem mudas, a partir das sementes de árvores da floresta de Bernadete, e plantam em suas propriedades. A proprietária fala com muito orgulho e emoção sobre o trabalho que realizou com o apoio do Verde Novo “Plantar essas árvores em minha propriedade pode parecer uma gotinha no oceano, mas é a minha gotinha. Se cada um fizer um pouco, vai se tornar muito. Temos que pensar globalmente e agir localmente”.

Através do Projeto Verde Novo, mais proprietários estão plantando e se beneficiando e você pode beneficiar sua propriedade também! Para saber mais entre no site ou ligue (19) 9 9953-8382.

Compartilhar

Comentários