Dia Mundial do Meio Ambiente

Começa a semana do Meio Ambiente! A sociedade chega nessa data com um sinal de alerta aceso. São necessárias ações imediatas para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.

A data comemorativa traz um significado de reflexão sobre a situação do nosso planeta: como temos cuidado da água, da terra, das florestas e de toda biodiversidade? Mudanças climáticas, algumas tragédias ambientais, deslizamentos de terra, fortes enchentes e num curto intervalo de tempo, seguidas por secas desastrosas. Todas essas manifestações são consequências das nossas atitudes ou mesmo a falta delas. Portanto, somente a reflexão sobre isso não é suficiente. Precisamos da ação de todos em defesa da natureza, em defesa da vida.

Temos o dever de contribuir de alguma maneira, para buscarmos juntos, a sustentabilidade e a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza.

Nossas atitudes, por menores que pareçam ser, podem se tornar grandes, quando estamos trabalhando em conjunto de forma consciente. As reflexões e ações são desde o quê e quanto consumimos até como destinamos nosso lixo. Além disso, nosso papel como cidadão de exigir o cumprimento das leis ambientais também deve fazer parte da lista dessas ações.

Cabe à sociedade civil organizada, como a própria Associação Ambientalista Copaíba, contribuir na elaboração de estratégias e aplicar soluções, colaborar com campanhas, mobilizar a sociedade, o poder público e também a iniciativa privada num esforço conjunto para a melhoria da qualidade ambiental na nossa região.

Faça sua parte também! Colabore por um mundo melhor.

Compartilhar

Comentários