Escola Municipal do bairro das Lavras de Baixo, em Socorro/SP participa de atividades de Educação Ambiental

Há mais de três anos, a Copaíba deu início ao projeto “Restauração das matas ciliares de nascentes e cursos d’água na bacia do Rio do Peixe”, em Socorro/SP. Esse projeto tem como principal objetivo a recomposição de matas ciliares de dez nascentes e mais oito córregos afluentes do Rio do Peixe, na bacia do rio Mogi Guaçu. Foram plantadas nessas áreas, 12.600 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, que hoje, já são árvores e estão contribuindo para a proteção dos mananciais daquela região.

O sucesso do trabalho de restauração florestal não para por aí. Ele depende do envolvimento da sociedade. E foi pensando nisso que as atividades de educação ambiental se expandiram até a Escola Municipal das Lavras de Baixo, bairro onde está inserida a propriedade parceira desse projeto.

A atividade de educação ambiental realizada com os estudantes contribui diretamente para ampliar o conhecimento dando a oportunidade de compreenderem, na prática, as funções da mata ciliar. Através de dinâmicas e exposições, cada um dos estudantes conheceu a importância da recuperação das áreas degradadas.

A escola rural localiza-se próxima à área que está se transformando em uma nova floresta. Quanto mais áreas recuperadas e ambientalmente conservadas na região melhor será a qualidade de vida das pessoas que moram ali. “Para os moradores do entorno, é de extrema importância a compreensão do trabalho que está sendo desenvolvido há alguns anos no bairro. Esperamos que em breve, a floresta que está se formando traga benefícios diretos aos proprietários e às famílias do entorno. Será essa ação de hoje, que refletirá na melhoria da qualidade ambiental futuramente”, comenta Ana Paula Balderi, coordenadora do projeto.

A Restauração Florestal

O projeto “Restauração das matas ciliares de nascentes e cursos d’água na bacia do Rio do Peixe”, foi aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, e recebe recursos financeiros do Fehidro, sob contrato Fehidro 292/2014, Código MOGI 417.

Compartilhar

Comentários