Espécies nativas da Mata Atlântica: Jatobá

Na Mata Atlântica existe uma enorme variação de espécies e algumas podem ser encontradas em diversos biomas do planeta. O Jatobá (Hymenaea courbaril) por exemplo, está presente na América Central, América do Sul e nas Índias Ocidentais. Em nossa região a espécie pode chegar até 20 metros de altura, sua frutificação geralmente acontece de Julho a Outubro. Ele também é encontrando na Amazônia podendo chegar até 40 metros de altura.
Podendo ser consumido tanto pelo homem quanto por animais silvestres, a árvore possui propriedades medicinais. De suas folhas e cascas são feitos chás e de seu fruto bolos e outras iguarias que auxiliam no tratamento de problemas gastrointestinais, respiratórios e na cicatrização de feridas. A seiva da árvore também é utilizada no tratamento contra tosse e bronquite.
A Copaíba produz o Jatobá a partir da coleta de sementes de árvores encontradas nas matas da região entre o Sul de Minas Gerais e Leste Paulista. Após a coleta, o fruto é aberto e são retiradas as sementes que são devidamente selecionadas e limpas para a produção. É uma espécie de crescimento lento.
Lembre-se, antes de utilizar a espécie para fins medicinais consulte um médico ou especialista. No site da Copaíba é possível encontrar mais informações sobre outras espécies nativas da Mata Atlântica de nossa região.

Compartilhar

Comentários