Estagiários contribuem para a conservação e restauração da Mata Atlântica

Estagiários contribuem para a conservação e restauração da Mata Atlântica

Publicado em: 17 de janeiro de 2018

A Copaíba recebe, constantemente, pessoas interessadas em colaborar com o trabalho da instituição e em troca, levam o aprendizado e a satisfação de ajudar uma causa do terceiro setor. Esse é o caso da Carolina Oragio e do Carlos Augusto Cardoso, ambos estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, do Campus Inconfidentes.

Carol e Carlos procuraram a Copaíba e, atualmente, são estagiários não remunerados, ou seja, trabalhando voluntariamente na instituição. O trabalho voluntário é uma excelente oportunidade de praticar boas ações na sociedade. Ser voluntário é doar tempo, trabalho e talento para causas de interesse social, ambiental e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Para Carlos, estudante da área ambiental, está sendo enriquecedor estagiar na Copaíba. “É muito gratificante vivenciar todo esse trabalho de produção de mudas e restauração florestal, desde conhecer o funcionamento do viveiro até o contato direto com os proprietários de terra parceiros da Copaíba.   Além de nos trazer conhecimento prático, nos dá orgulho de agir por uma causa nobre”, comenta Carlos.

Para os estagiários da Copaíba, esta oportunidade é única.  A Carol teve a iniciativa de estudar na área ambiental inspirada na Copaíba, que há muitos anos realizou um projeto educação ambiental na escola infantil em que ela estudava. De lá pra cá, sua vontade de trabalhar com restauração florestal foi aumentando e, agora, está gostando bastante dessa vivência. “O contato com as diferentes espécies de árvores nativas é muito interessante. A cada dia é um novo aprendizado. Estamos colocando em prática o que aprendemos na teoria”, diz Carol.

A troca de experiência e o convívio com a equipe de produção é fundamental para o aprendizado desses jovens estudantes. Mas para a equipe da Copaíba, a satisfação de receber colaboradores como esses é enorme. O aprendizado e o benefício são recíprocos.

A Copaíba agradece a todos os estagiários e voluntários que colaboram e já colaboraram com as ações institucionais. Para saber mais informações e se cadastrar como voluntário da Copaíba, clique aqui.

Compartilhe!

Últimas publicações