Estudantes participam de Vivência Ambiental na Copaíba

Essa semana a Copaíba recebeu mais um grupo de estudantes interessados em aprofundar seu conhecimento sobre meio ambiente e sobre a importância da conservação da natureza.

Os participantes foram os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Benedita Geralda, de Socorro/SP. O grupo, cheio de energia, teve a oportunidade de conhecer as dependências da sede da Copaíba e também o Viveiro Florestal.

É divertido e ao mesmo tempo educativo. Os alunos aprendem e descobrem processos que ocorrem na natureza de forma lúdica e prática. A abordagem vai desde a dispersão dos frutos e sementes, passando por todas as etapas da produção das mudas, até as funções da mata ciliar. Com dinâmicas e a própria vivência durante algumas horas na Copaíba, os alunos se animam e compartilham entre si os aprendizados.

Geralmente, os temas são trabalhados em sala de aula com os professores e chegando na Copaíba, o estudo é complementado pela prática vivenciada pelos alunos. Nesse caso, o professor da turma, Fernando Montini, está desenvolvendo um projeto junto à escola. “A ideia surgiu de um artigo desenvolvido por nós, mestrandos da ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade, que trata sobre como trabalhar a educação científica a partir de problemáticas ambientais, abordando com os alunos desde como se analisa um problema ambiental, quais são os dados levantados, como proceder e quais os profissionais envolvidos na temática”, explica Fernando. Assim, o trabalho de restauração florestal desenvolvido pela Copaíba complementa um dos conteúdos trabalhado pelo professor.

A Copaíba recebe, durante todo o ano, grupos para participar dessas vivências ambientais. Para participar, Diretores, Coordenadores ou Professores podem entrar em contato com a instituição, sinalizando o interesse em ampliar o conhecimento de seus alunos sobre Mata Atlântica e conservação da natureza.

Compartilhar

Comentários