Dia 21 de junho marcou o início do inverno. Para muitos significa apenas a chegada do frio, para outros, chaga..." />

Inverno e seus desafios para a saúde humana.

Dia 21 de junho marcou o início do inverno. Para muitos significa apenas a chegada do frio, para outros, chaga também a época mais propícia para gripes, resfriados, asmas, bronquites, amidalites, pneumonias, rinites alérgicas e dores de ouvido, tosse, coriza, espirros frequentes e coceira na garganta.

Mas você sabe qual é o principal desencadeador disso tudo que o ser humano sente no inverno?
A baixa umidade do ar, devido à falta de chuvas provocam maior concentração de gases poluentes no ar que respiramos, mas um agravante tem grande parte da responsabilidade como causador de doenças respiratórias nos serem humanos. As queimadas.

Por isso a Copaíba estimula as pessoas a tomar medidas que previnem as queimadas que ocorrem com muita frequência no inverno. Até hoje, antes mesmo do inicio do inverno nossa região já teve casos de queimadas. Em Socorro -SP foram 23focos.

Estamos passando por um momento difícil, com a Covid 19, que afeta diretamente nosso pulmão. Com o frio juntamente com queimadas que aumentam a poluição no ar, os prejuízos para nossa saúde podem ser ainda piores.

A vegetação nos ajuda a equilibrar o clima e sequestra o gás carbônico da atmosfera, em nosso benefício.
Vamos manter a vegetação e evitar os principais costumes que são os maiores causadores de queimadas na nossa região:

– Não atear fogo para limpar terrenos. Isso é crime, passível de multa.

– Não queime ‘lixo’, reserve os recicláveis para coleta seletiva. Utilize os orgânicos para fazer adubo para plantas. Reserve o restante para coleta de rejeitos.

– Na zona rural, também tem coleta seletiva para recicláveis. Você pode deixar seu ‘lixo’ em locais apropriados que possuem caçambas, serão destinados ao aterro sanitário municipal. 

– Soltar balões é crime! E você pode ser preso.

– Não jogue bituca de cigarro no chão, muito menos próximo a qualquer tipo de vegetação. 

– Saiba que uma latinha de metal ou uma garrafa de vidro, podem refletir a luz solar e uma fagulha pode virar uma queimada. Não jogue lixo no chão. 

– Se ver alguma queimada, imediatamente ligue para os números de denúncia da sua cidade

Inverno não é fogo!
Evite e denuncie queimadas.
Pedimos, por favor, colabore!

Compartilhar

Comentários