Mais mudas são plantadas em Serra Negra/SP

O Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental já está apoiando a restauração florestal de várias propriedades da região.

Recentemente novas árvores estão sendo plantadas no bairro das Tabaranas de Baixo, no município de Serra Negra/SP. A propriedade parceira dessa ação é de Diego Froes e Souza, que, motivado a conservar a água das quatro nascentes da propriedade, buscou o apoio da Copaíba para recuperação florestal do entorno dessas áreas. A proposta é recuperar 25.000 m2 de área, que totalizam o plantio de mais de 6.000 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

O trabalho está começando agora e será realizado em etapas. As primeiras 1.000 mudas já foram plantadas e estão crescendo no local. Em breve, uma nova floresta estará se formando. Além da proteção da água, a floresta contribuirá para os animais silvestres se refugiarem e se alimentarem. O solo estará protegido e a propriedade ficará adequada ambientalmente, com suas Áreas de Preservação Permanente recuperadas.

A vontade e a iniciativa de Diego, apoiadas pela Copaíba ganham força e é assim, que a restauração florestal acontece, reduzindo os custos, compartilhando experiências e aprendizados. Somada a essa ação, Diego também tem intenção de implantar um SAF (Sistema Agroflorestal) na propriedade, contribuindo ainda mais para a conservação da natureza.

Os plantios do Verde Novo já começaram e o cadastramento também! O cadastro é aberto para as pequenas e grandes propriedades que, juntas, fazem a diferença na conservação da Mata Atlântica.

 

Como participar

Os proprietários de terra da região interessados em recuperar as matas de suas propriedades podem entrar em contato com a Copaíba, para receber o apoio. O cadastramento é feito na sede da instituição. Uma visita é agendada para avaliação e elaboração do projeto técnico. Depois da avaliação da área, os técnicos da Copaíba também oferecem orientações antes, durante e depois do plantio, fazendo várias visitas na propriedade.

As mudas são entregues nas propriedades parcerias, já adubadas, evitando esse custo ao proprietário. Além das mudas, os proprietários recebem também os insumos para auxiliar o plantio, como o hidrogel e o formicida, para controlar as formigas.

O contato pode ser feito pelo telefone (19) 99953-8382 ou pelo e-mail verdenovo@copaiba.org.br, ou ainda na sede da instituição, que fica no bairro da Pedra Branca/Visconde do Soutelo, em Socorro – SP.

 

Compartilhar

Comentários