Mais proprietários de Bueno Brandão estão plantando árvores nativas!

Mais proprietários de Bueno Brandão estão plantando árvores nativas!

Publicado em: 17 de junho de 2019

O município de Bueno Brandão tem se tornado participativo e presente no que se refere à restauração ambiental. Desde o ano passado (2018), o número de proprietários interessados em reflorestar suas propriedades rurais aumentou.  Um desses proprietários é João Armando Lopes de Oliveira.

João conheceu a cidade de Bueno Brandão em um passeio com a família “Vim para passear na cidade e fiquei encantado com as montanhas e paisagens. Quando tive oportunidade comprei o terreno. Agora, depois de alguns anos quis reflorestar a propriedade, antes mesmo de construir. Quase não havia nada de mata por aqui”.

João conheceu, por meio de um vizinho, uma iniciativa que apoia proprietários de terra na restauração florestal. A ação é feita pelo Verde Novo, um projeto executado pela Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O vizinho, que já participou do projeto, ganhou as mudas nativas, os insumos e toda assessoria técnica para recuperar a floresta na propriedade.

Foi pelo mesmo caminho que João conseguiu plantar 2.100 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em uma área de 2,1 hectares em sua propriedade. João recebeu o apoio técnico para o preparo da área, a orientação no dia do plantio e durante dois anos terá o acompanhamento e orientações de como cuidar das mudas até que elas já estejam grandes e não precisem mais de cuidados.

O projeto Verde Novo já reflorestou mais de 230 hectares de floresta. Essa iniciativa de apoiar o plantio de mudas continua e qualquer proprietário de terra interessado pode participar. Entre no site do projeto e saiba como participar.

Compartilhe!

Últimas publicações