Monte Sião e Projeto Verde Novo firmam parceria para a restauração florestal e vivência ambiental nas escolas do município

Executado pela Copaíba, o projeto Verde Novo trabalha pela restauração e conservação da Mata Atlântica das bacias do Rio do Peixe e Camanducaia. Monte Sião é um dos municípios que está na área de atuação do projeto e preocupados com a conservação dos mananciais e do solo, o Prefeito da cidade José Pocai, junto com o Secretário de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente Ernesto Gottardello e a Secretária da Educação Michele Basaglia, estiveram em reunião nesta semana com equipe de Educação Ambiental e Restauração Florestal do projeto Verde Novo.

A conversa teve como principal vertente a possibilidade de parcerias para a restauração das matas nas propriedades rurais com nascentes e para a realização de trabalhos de educação ambiental com as crianças das escolas rurais da região. As primeiras ações já foram delineadas e palestras com os proprietários da região e atividades de educação ambiental estão programadas para a primeira semana de agosto. “O trabalho realizado pelo projeto vem de encontro ao que o município de Monte Sião busca realizar nas escolas e propriedades da região. Pretendemos fazer com que a educação ambiental chegue às escolas para os alunos e para os pais, para incentivar a restauração ambiental” Comenta Ernesto.

“A nossa intenção é trabalhar com a conscientização das crianças no mesmo período em que estará sendo feita a apresentação do Projeto Verde Novo para os pais proprietários de terra dos bairros rurais do município. Esta integração de gerações é importante, pois estaremos trabalhando em um ambiente em comum e para um bem comum que é a restauração das matas da região. O conhecimento e a importância da conservação das florestas devem ser trabalhados com as crianças que serão as herdeiras destas terras e poderão apoiar as decisões e o trabalho de seus pais“ complementa Mirella Cultrera educadora ambiental do projeto.

A Nutricionista Isabele também participou da reunião e informações importantes como à alimentação envolvendo espécies nativas da Mata Atlântica, estarão presentes nas atividades executadas pela nutricionista envolvendo a educação ambiental. Todos estão ansiosos e animados com os resultados dessa parceria.

O projeto Verde Novo é patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental e atua em mais de 14 municípios entre o do Sul de Minas e Leste Paulista. Conheça mais sobre o projeto que já beneficiou muitas propriedades da região, acesse o site do projeto.

Compartilhar

Comentários