Mulheres protagonistas na restauração florestal

O papel feminino na restauração florestal tem tomado cada vez mais força. A Copaíba além de ser uma Ong onde mais da metade da equipe é composta por mulheres em diversos setores, também conta cada vez mais com o apoio e parceria de proprietárias de terra e produtoras rurais. Madalena Oliveira é uma dessas proprietárias e além de participar do projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras através do programa Petrobras Socioambiental.

Madalena é a terceira geração da família que vem cuidando da propriedade e preservando a mata nativa. São quase 10 ha (100.000 m²) de floresta que abrigam animais e conservam a nascente de água que abastece em torno de 12 famílias. Os produtores rurais vizinhos à propriedade de Madalena também se beneficiam da água para a irrigação das plantações.

Há 5 anos a proprietária plantou mudas de árvores nativas fornecidas pelo Verde Novo na margem do rio Camanducaia, que passa na propriedade, com a ajuda do filho. “As mudas já estão grandes, tem animais silvestres morando lá. É possível ver também a regeneração das árvores e a erosão na margem do rio não acontece mais” comenta Madalena.

A proprietária e também colaboradora da Copaíba quer plantar mais árvores. Será realizado o enriquecimento da mata através do apoio técnico e doação de mudas fornecidas através do projeto Verde Novo. Você também pode enriquecer a mata de sua propriedade. Faça seu cadastro através do site ou ligue (19) 9 9953-8382.

Compartilhar

Comentários