Novas áreas são reflorestadas através da parceria entre Projeto Verde Novo e Projeto Nascentes

Novas áreas são reflorestadas através da parceria entre Projeto Verde Novo e Projeto Nascentes

Publicado em: 1 de julho de 2019

Itapira é um dos 15 municípios beneficiados pelo Verde Novo, projeto patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental realizado pela Associação Ambientalista Copaíba que, até hoje restaurou mais de 230 hectares na região com o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Além de fornecer as mudas, o projeto oferece apoio desde o plantio até o cuidado e desenvolvimento da área restaurada.

Em 2018 o proprietário Rafael Ribeiro decidiu participar do projeto após um encontro entre agricultores da região realizado pela CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável) de Mogi Mirim. “Em minha propriedade já existia mata nativa, mas resolvi unir o útil ao agradável: ter uma área maior de mata conservada e consequentemente beneficiar ainda mais a plantação de milho, cana e outros cultivos que faço em minha propriedade” conta o proprietário.

Rafael foi sócio de uma empresa por 15 anos, mas decidiu se dedicar a propriedade, cultivar plantações e agora também se tornou um conservador de florestas. Em Fevereiro foram plantadas 2.500 mudas e ainda serão plantadas mais 2.500 até o final deste ano. O proprietário ainda ressalta “Os benefícios de se ter uma mata na propriedade são intangíveis, é algo que traz resultados em longo prazo. É 1,5 hectar destinado a conservação na minha propriedade”.

O reflorestamento realizado na propriedade de Rafael foi uma parceira entre dois projetos: o Verde Novo que contribuiu com o apoio a restauração florestal e o Projeto Nascentes da CDRS de Mogi Mirim, que apoiou em ações de conservação do solo, como a implantação das curvas de nível.

Para Mayra Flores, da equipe técnica do Verde Novo, responsável pelo projeto de recuperação da propriedade de Rafael, esse foi o primeiro resultado positivo da parceria entre os projetos. “O envolvimento do proprietário é muito importante para as manutenções das áreas conservadas. Em breve, as margens do córrego que corta a propriedade estarão protegidas pela mata ciliar! A parceria está sendo super produtiva, pois juntos podemos apoiar o produtor de maneira mais efetiva e os ganhos ambientais são para todos.”

Faça como o Rafael e beneficie sua propriedade também! Para saber mais entre no site ou ligue (19) 9 9953-8382.

Compartilhe!

Últimas publicações