Novo Viveiro Florestal Copaíba dá início à produção de mudas nativas

Localizado no  bairro  da  Pedra Branca, em Socorro

SP, o novo Viveiro Florestal Copaíba iniciou a  produção de mudas de árvores  de  espécies  nativas   da Mata Atlântica. O  Viveiro    pertence  à  Associação Ambientalista  Copaíba , que  tem  como  missão conservar  e  restaurar a Mata  Atlântica  das  bacias dos rios do Peixe e Camanducaia.

Desde 2001 o Viveiro produz  mudas  nativas.  Atualmente  tem capacidade de produzir  300  mil  mudas por ano e já produziu mais de 1.600.000 mudas. Essas mudas abastecem os projetos de restauração florestal da própria Copaíba e de terceiros.

Devido  à  ampliação  das metas institucionais, o Viveiro necessitou de uma área maior para ampliar sua produção e assim conseguir recuperar mais florestas.

A propriedade de 56 mil m2, que hoje está instalado o novo Viveiro, foi doada à Copaíba em 2014 por Eliane Vaz Guimarães e Eliane Aparecida da Silva.

Elas tinham como sonho a conservação ambiental daquela área, somado a isso, ambas  se sensibilizaram com a missão da Copaíba e resolveram doar a propriedade, no ano em que a instituição completou 15 anos.

A área de  produção do  novo Viveiro Florestal passa a ser de mais de 5mil m2, quatro vezes maior que a área do antigo viveiro. Com essa nova estrutura, o Viveiro pode atingir a capacidade de 1 milhão de mudas produzidas por ano. Isso será planejado a partir dos próximos anos. Consequentemente mais florestas serão recuperadas na região.

É nessa mesma propriedade que a instituição está recuperando uma floresta de mais de 30.000 m2. Essa área será destinada à uma Unidade de Conservação – Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), com objetivo de perpetuar o fragmento florestal que está se formando ali, contribuindo para a conservação da fauna, da flora, do solo e também da água.

A   Copaíba   tem   contado   com  o apoio  voluntário  de diversas pessoas e empresas para a mudança do novo viveiro. “A Copaíba é grata a todo empenho e dedicação que a sociedade e a Prefeitura Municipal têm oferecido à instituição para que essa ação se concretize. Em especial agradecemos ao Prefeito André Bozola, Sr. Narciso Peroni, Paulo Mantovani, Mundo Novo Soluções, Irmãos Preto, Jarley Manias, Rubens Martins, Felipe Costa, João Sidney Balderi, Rubens Claudinei Formagio e aos conselheiros diretores da Copaíba Gerson Silveira, Célio Morais e Dervino Santin que além das horas voluntárias dedicadas ao conselho, colocam a “mão na massa” sem medir esforços junto à equipe executiva. É graças a essas pessoas e empresas que continuaremos cumprindo a nossa missão, defendendo a Mata Atlântica”, agradece Flávia Balderi, Secretária Executiva da Associação Ambientalista Copaíba.

Compartilhar

Comentários