O que é defaunação? O que temos a ver com isso?

Defaunação é a diminuição acelerada e drástica de espécies animais em um ambiente natural – as florestas estão ficando “vazias”. Isso traz efeitos negativos sobre a demografia, diversidade biológica e a manutenção dos ecossistemas. A perda global de espécies é reconhecida hoje como um problema tão grave e impactante quanto o desmatamento: do maior mamífero ao menor inseto, o desaparecimento de animais também alterará a forma e a função dos ecossistemas dos quais toda a humanidade depende.

Com a diminuição da fauna perdemos também serviços ecossistêmicos imprescindíveis para nossa sobrevivência. Os animais proveem alimento, polinizam e dispersam plantas, além de ajudar a controlar pragas e doenças.

Uma importante estratégia para evitar que isso aconteça é a manutenção do seu habitat – as florestas. Muitas florestas já foram devastadas e, portanto, a recuperação dessas áreas somada a conservação das florestas que já existem, podem garantir que a fauna seja salva.

A recuperação florestal é o principal objetivo do Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Muitas áreas já foram recuperadas em toda a região das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. Ou seja, o Verde Novo está contribuindo para reduzir a perda da fauna silvestre e ajudando a manter nossa qualidade de vida.

Foi pensando nisso que a família da dona Lourdes de Oliveira, de Pinhalzinho, resolveu buscar o apoio do Verde Novo para recuperar as áreas degradadas da sua propriedade. A ideia é atrair a fauna silvestre, recuperando seu ambiente natural. Uma linda missão, que logo estará cumprida!

Para Edson de Godoy, genro da dona Lourdes, o plantio das árvores nativas na propriedade vai ajudar a fornecer mais alimento e proteção para os animais. “Nós plantamos essas árvores pensando no futuro da natureza. Assim, a floresta dará frutos para as aves e também ajudará a proteger a água”, comenta Edson.

Ações como da família da dona Lourdes, além de ajudar a evitar a defaunação, são imprescindíveis para melhorar a nossa qualidade de vida.

Como participar?

O cadastro para participar está aberto. Todos os proprietários de terra e agricultores de Socorro e região que tiverem interesse em receber as mudas e o apoio pode entrar em contato pelo telefone da Copaíba: (19) 99953-8382, ou email verdenovo@copaiba.org.br. Mais informações no site copaíba.org.br/verdenovo.

Fonte: O Eco

Compartilhar

Comentários