O retorno da água de uma nascente não tem preço

Um período difícil e cheio de percalços, a seca que afetou muitas propriedades   

Em tempos de chuva, água não tem faltado na região. Mas nem sempre foi assim. Antônio Donizete Carlevatto, Tonhão, como ele mesmo gosta de ser chamado, conta que muitas dificuldades foram enfrentadas há alguns anos.

Antônio é produtor rural, proprietário de terra em Socorro/SP, parceiro do Verde Novo, projeto patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental – esse projeto executado pela Copaíba e tem ajudado a mudar a vida de muita gente. Depois que Antonio buscou o apoio para recuperação da sua propriedade e proteção da sua nascente, tudo começou a mudar. “A nascente secou em 2014. Acabou tudo, até os bois ficaram sem água. Nem água para tomar a gente tinha. Aí eu procurei a Copaíba porque estava com falta de água no meu sítio e resolveu plantar mudas de árvores na nascente. Eu plantei nos 50 metros do entorno da nascente”, comenta Antonio, todo orgulhoso pelo feito.

Uma grande dificuldade da restauração florestal ainda é a sensibilização das pessoas sobre a importância desse processo e o proprietário acha que todos deveriam estar com a mente aberta para mais florestas serem formadas. “Nem é muito, se o proprietário plantar na margem do rio ele não perde em nada. E só traz coisas boas, os passarinhos que estão lá agora na mata, as abelhas que não tinham antes – elas vão até as flores do café e ajudam muito na polinização dele”, fala Antonio convencido de que fez a coisa certa em sua propriedade.

Antonio é um exemplo de vida, de produtor que ama a terra e a natureza e recebe de volta água de qualidade e todos os serviços que a floresta pode oferecer ajudando a melhor sua produtividade.

Seja um parceiro do Verde Novo, quer saber como? Acesse www.copaiba.org.br/verdenovo/ ou ligue (19) 9 9953-8382.

Compartilhar

Comentários