O sonho de plantar florestas

A técnica de informação agora aposentada, Marina Iwamoto, proprietário de um sítio na cidade de Toledo, participa do projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. A proprietária e o marido entraram em contato com a Copaíba ainda este ano e a área já está em processo de restauração.

Nascida no norte do Paraná, Marina se lembra do período em que áreas de mata nativa eram vendidas pelo governo do estado para produtores rurais. O pai de Marina foi um dos compradores quando ela ainda tinha entre 5 e 6 anos. “Lembro-me com tristeza das pessoas desmatando e toda aquela floresta linda sendo destruída. Minha noção de meio ambiente, da natureza como ela é, essa beleza, esse amor, eu tenho desde menina e a partir desse dia decide que teria uma terra para plantar florestas” comenta a proprietária.

Após se aposentar começou a busca por uma propriedade e através da indicação de um amigo conseguiu realizar o sonho de ser proprietária de terra e também, com a ajuda do projeto, reflorestar a propriedade no Sul de Minas. No dia 12 de Setembro deste ano foram plantadas 1.000 mudas de árvores nativas em uma área de 0,42 ha por ela e o marido.

A proprietária confessa que não foi fácil trocar o escritório e a vida corrida da cidade grande pela tranquilidade do campo e a enxada “Hoje coloco em prática o sonho de restaurar meu pedacinho de chão e ter uma floresta ainda que pequena. Meu marido e eu plantamos e agora estamos cuidando das mudas, embora não seja fácil devido à falta de prática, me traz grande satisfação. É o legado que vou deixar”.

Quer saber mais sobre o projeto? Acesse www.copaiba.org.br/verdenovo/ ou ligue (19) 9 9953-8382.

Compartilhar

Comentários