Plano da Mata Atlântica

Prefeitura de Socorro e Copaíba realizam parceria para revisão do plano

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Município de Socorro juntamente com o a Associação Ambientalista Copaíba se reuniram no dia 18 de Julho para tratar da atualização e revisão do Plano Municipal da Mata Atlântica do município. O plano conforme previsto na Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/06, a Lei da Mata Atlântica), os municípios devem assumir sua parte na proteção do bioma através de ações prevendo a recuperação de áreas degradadas e permitindo uma conciliação entre o desenvolvimento do município e a sustentabilidade das áreas identificadas.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Henrique Cézar, juntamente com Ana Paula e Flávia Balderi da Copaíba, puderam contar com orientações quanto ao roteiro da revisão do plano de Beloyanis Monteiro da SOS Mata Atlântica e Mariana Gianiaki, da ANAMA (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente). Também esteve presente no encontro o prefeito André Bozola.

A Copaíba já vem realizando a recuperação de propriedades na região através do Projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental e com a revisão do plano, o poder público poderá efetivar as políticas públicas voltadas para a preservação facilitando assim o trabalho que já vem sendo executado pelo projeto.

Ficou decido que a revisão do plano será participativa e deverá contar com o envolvimento da comunidade. O grupo de trabalho que vem sendo coordenado pela Copaíba e Prefeitura irá divulgar uma consulta pública com o objetivo de levantar informações e sensibilizar a população. Os proprietários interessados em participar do projeto Verde Novo e ajudar a reflorestar suas propriedades com árvores nativas da Mata Atlântica podem realizar o cadastro através do site ou entrar em contato pelo número (19) 9 99538382.

Compartilhar

Comentários