Plantio celebra participação da sociedade na Restauração Ecológica

A Campanha Mais Vida no Parque foi lançada pela Copaíba, no mês de março e teve o plantio realizado com árvores frutíferas na área de pomar do Parque, no dia 7 de maio de 2021.
A campanha foi realizada para inserir a sociedade no Projeto Mosaico das Florestas Urbanas da Prefeitura Municipal, que está sendo implementado através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Copaíba.

A Campanha que mobilizou toda a população para o plantio de árvores no Parque da Cidade, além de colaborar para tornar o Parque um local mais apropriado para práticas de esporte e lazer, com mais sombra e contato com a natureza no cotidiano dos socorrenses, também teve papel fundamental para sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação da natureza para a qualidade de vida de todos os moradores do município.

Empresas e pessoas tiveram a oportunidade de contribuir para a transformação do Parque, um espaço público, utilizado por toda população. Foi um verdadeiro presente para Socorro e para os socorrenses. Quem participou irá guardar esse plantio na memória, pela vida toda.

Algumas empresas e pessoas se esqueceram e perderam a data, mas podem contribuir a qualquer momento, a Copaíba transforma toda doação em árvores plantadas.
A diferença é que plantaremos as mudas em área rural para recuperar nascentes, topos de morros e mata ciliares, em toda região. Tão importante quanto plantar no Parque, pois os benefícios da restauração são refletidos no coletivo, sempre.

Seguramente as pessoas e empresas que participaram da Campanha Mais vida no Parque terão orgulho e visitarão as mudas que plantaram ao longo dos anos, para acompanhar o desenvolvimento. E todos os frequentadores do Parque irão agradecer ao reconhecer os muitos benefícios que as novas árvores trarão, fatos que proporcionam uma maior satisfação e valorização do espaço público pela população.
A restauração ecológica ainda, torna o Parque mais uma opção de estudo do meio ambiente, a ser realizado com crianças e jovens nas escolas.

É importante lembrar que tanto a Campanha, quanto o Projeto de restauração marca a participação da sociedade e do município na campanha global da Década da Restauração dos Ecossistemas, instituída pela ONU – Organização das Nações Unidas – e celebra a adesão de Socorro-SP no movimento nacional, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Na primeira etapa do Projeto Mosaico das Florestas Urbanas foram plantadas mais de 8 mil mudas em cinco hectares no Parque. O total do Projeto prevê a recuperação de 20,6 hectares com o plantio de cerca de 30 mil mudas.

A sociedade civil, por meio da participação de 29 pessoas físicas e 26 empresas, plantou 372 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica pela Campanha Mais Vida no Parque.

O objetivo da Campanha também foi despertar os municípios vizinhos a realizarem a restauração ecológica com envolvimento da sociedade e compromisso da gestão municipal, pois é uma parceria que dá certo. O ponto de atenção é a manutenção das mudas, por pelo menos dois anos, para que se tornem árvores e tragam benefícios à população e ao meio ambiente.

No Parque da Cidade de Socorro a Prefeitura Municipal assumiu a responsabilidade com a manutenção da área de plantio, mas esse é um dever de todos os frequentadores. Por isso a Copaíba ressalta a importância de todos agirem na proteção das mudas, permanecendo apenas nas trilhas das áreas em restauração e mantendo o trânsito de veículos somente em locais permitidos, para não comprometer as pequenas árvores, tão importantes para todos.

Parabéns à todos os participantes por fazerem parte dessa história com um presente que beneficia todos os socorrenses.
Essas árvores simbolizam responsabilidade social, cuidado, valor, amor e sinceros desejos por um futuro melhor para Socorro.

Compartilhar

Comentários