População de Socorro se manifesta contra loteamento no Morro do Cristo

Em comemoração à semana da água, um grupo representando a população moradora e visitante de Socorro, entregou às autoridades municipais o abaixo-assinado a favor da conservação do Morro do Cristo.

As listas contendo as assinaturas foram entregues ao Prefeito, André Bozola, e ao Presidente da Câmara Municipal, Lauro Aparecido de Toledo, que prontamente receberam o abaixo-assinado, elogiando a importante iniciativa popular.

O abaixo-assinado tem como objetivo solicitar às autoridades para que a paisagem formada pelo conjunto do Morro do Cristo e morros adjacentes, áreas de incontestável beleza cênica e valor turístico, seja conservada. A manifestação é contrária a qualquer ocupação desses morros, seja por casas, construções, loteamento ou novas ruas. O abaixo-assinado pede também que seja criada urgentemente, por meio de lei municipal, uma Unidade de Conservação, o Monumento Natural Morro do Cristo, protegendo toda sua beleza e função ecológica.

Por conta de uma proposta de se lotear o morro, o movimento, que teve início em setembro de 2015 por um grupo de cidadãos socorrenses, hoje ganhou força dos moradores e visitantes de Socorro.  Mais de 2.600 assinaturas foram coletadas nos documentos.

O manifesto contra as ocupações no morro se baseia em estudos e levantamentos realizados pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que apontam a alta fragilidade que essa região tem com relação à urbanização, apresentando alto potencial de grandes movimentações de terra. Existe, portanto, o risco de deslizamentos de terra, por conta da alta declividade do solo, além dos riscos de contaminação das nascentes de águas localizadas no entorno.

Isso, associado à importância turística e à beleza paisagística do conjunto de morros, que é o principal cartão postal da cidade, faz desse assunto uma das grandes prioridades para o município.

A partir da entrega do abaixo-assinado, as mais de 2.600 pessoas esperam das autoridades municipais ações de conservação dessa paisagem.

Para mais informações sobre o assunto visite a página Salvem o Morro do Cristo no Facebook (www.facebook.com/Salvem-o-Morro-do-Cristo). Para assinar a petição online a favor da conservação do Morro, clique aqui.

Entrega do abaixo-assinado ao Prefeito, André Bozola e ao Presidente da Câmara Municpal de Socorro, Lauro de Toledo.

Compartilhar

Comentários