Projeto Verde Novo comemora Dia Mundial das Florestas  

Em comemoração ao Dia Mundial das Florestas, a Copaíba realizou um evento no dia 21 de Março (quinta-feira), que contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre representantes e autoridades de diversos municípios da região, proprietários de terra parceiros, colaboradores, empresas amigas e visitantes que estiveram pela primeira vez na instituição.

O evento foi marcado com o lançamento de um estudo inédito realizado na região – o relatório técnico sobre a importância dos fragmentos florestas para a manutenção da conectividade funcional das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia. “Esse estudo faz parte de uma das principais ações do projeto Verde Novo, maior projeto de abrangência geográfica da Copaíba”, comenta a Coordenadora do projeto Verde Novo, Flávia Balderi.

A inauguração da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Copaíba também fez parte da celebração deste dia. Uma área restaurada de 2,3 ha, representando 40% da área da propriedade institucional foi reconhecida, pelo Governo do Estado de São Paulo, como uma Unidade de Conservação. Essa iniciativa foi concretizada graças a vontade das doadoras da propriedade, que hoje é sede da Copaíba. “Duas mulheres de garra e generosidade que sonhavam em destinar aquela área para a conservação florestal. O sonho delas ganhou força com nosso sonho e hoje temos nossa floresta reconhecida como uma área protegida”, salienta Ana Paula Balderi, Secretária executiva adjunta da Copaíba.

O evento foi encerrado com o plantio simbólico de uma árvore de copaíba, o mesmo ato de “plantar uma árvores” foi realizado por outros projetos patrocinados pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e aconteceu em várias regiões do país reforçando a importância das florestas não só para a regulação do clima, mas também para a manutenção da vida no planeta.

Compartilhar

Comentários