Projeto Verde Novo e ETEC João Belarmino realizam parceria para conscientização e restauração ambiental

O projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental executado pela Copaíba, além de doar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para o reflorestamento de propriedades da região, também realiza atividades de vivência ambiental. A Escola Técnica de Amparo, João Belarmino, foi uma das beneficiadas pela vivência.

A escola vem realizando um projeto juntamente com a UNESCO de revitalização das antigas instalações e também de restauração e enriquecimento da área verde da propriedade. Uma das professoras da instituição entrou em contato com a Copaíba para conhecer mais sobre o Verde Novo e unir forças desenvolvendo assim uma área de conservação ambiental na escola e um trabalho de conscientização com os alunos. “A Etec João Belarmino, Liceu, dentro da sua nobre missão de formar alunos críticos e capazes do exercício da cidadania, desenvolve, atualmente, um projeto em parceria com o Verde Novo para revitalização de seu espaço físico, onde se encontra o antigo prédio do Lazareto” complementa Cleusa, diretora da ETEC João Belarmino.

Uma turma de alunos visitou a Ong, conheceram os processos da produção de mudas nativas da Mata Atlântica e vivenciaram o plantio de algumas mudas na RPPN Copaíba (Reserva Particular do Patrimônio Natural). A escola também recebeu a visita da equipe da associação ambientalista, onde foram realizadas palestras para todas as turmas e o plantio de 200 mudas por parte dos alunos. “Ao todo foram plantadas 500 mudas com a supervisão do projeto Verde Novo. Os alunos aqui da ETEC se interessam, tem necessidade do contato com a natureza e para eles é importante saber que a escola tem uma área de preservação e podem fazer parte dela” comenta Renato, professor da escola e responsável pela organização do plantio.

A coordenadora de restauração do projeto Verde Novo, Mayra Flores, também comentou a experiência de realizar as atividades na escola “A área verde da ETEC é um dos poucos fragmentos florestais urbanos do município de Amparo. A restauração florestal e revitalização dos prédios da ETEC além da importância ambiental e histórica é uma oportunidade dos alunos se aproximarem da natureza e acompanharem o desenvolvimento das mudas tornando a área em processo de restauração um local de aprendizado. Todo esse movimento que o projeto está proporcionando traz vida à antiga área da escola. Essa parceria contou com o comprometimento da diretoria, professores e alunos que foram mobilizados desde o plantio e agora a manutenção da área”.

A parceria continua! Os técnicos da restauração do projeto continuarão realizando vistorias na área e orientando a escola no cuidado com as mudas e mais atividades de vivência ambiental serão realizadas. Entre em contato pele número (19) 9 99538382 ou site www.copaiba.org.br/verdenovo e saiba como restaurar sua propriedade através do Verde Novo ou participar das atividades de vivência ambiental com sua escola.

Compartilhar

Comentários