Propriedade de Bueno Brandão tem nascente restaurada através do projeto Verde Novo

Por volta de 4 anos atrás muitos produtores rurais sofreram com a seca rigorosa que prejudicou lavouras, animais e nascentes de água. Luiz Carlos foi um desses proprietários afetados pelo período de estiagem prolongado e buscou formas de amenizar o problema e através do projeto Verde Novo executado pela Copaíba e patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental que realiza doação de mudas nativas da Mata Atlântica e apoio técnico, Luiz pode restaurar a mata nativa da propriedade.

O proprietário que há 40 anos possui a propriedade em Bueno Brandão, abriu mão de parte da lavou de café para o plantio das árvores. Foram plantadas em torno de 1.200 mudas. “Realizei o plantio com a ajuda de um funcionário. Nós preparamos a área, realizamos o plantio e fizemos a manutenção das mudas como recomendado pelo projeto. A nascente de água já estava quase secando e agora já é possível ver a melhoria, até uma nova nascente surgiu” comenta Luiz Carlos.

A última vistoria realizada no final de 2018 pela técnica de campo do projeto, Mayra Flores, pode constatar o ótimo desenvolvimento das mudas. “A área restaurada na propriedade de Luiz Carlos apresentou um ótimo desenvolvimento conforme os indicadores de restauração. É gratificante ver todo o cuidado nas manutenções e o compromisso do proprietário na parceria com o projeto. É importante ressaltar que as áreas restauradas tem grande valor ecológico e geram benefícios ambientais em todo  entorno”.

O Verde Novo continua realizando cadastro dos proprietários de Bueno Brandão e região que tenham interesse de restaurar suas propriedades e Luiz Carlos incentiva a participação: “A restauração é algo bom par a propriedade, todos deviam ter a consciência da importância e participar”. Faça como o Luiz e cadastre-se no projeto www.copaiba.org.br/verdenovo/.

Compartilhar

Comentários