Proprietários rurais da região podem receber mudas de árvores gratuitamente

Proprietários rurais da região podem receber mudas de árvores gratuitamente

Publicado em: 25 de junho de 2018

O cadastramento para receber as mudas está aberto

O período de estiagem está aí. Nessa época do ano, chove pouco e as plantas também se desenvolvem lentamente. Para o plantio de mudas de árvores, esse não é o melhor momento. Mas as atividades preparatórias para que o plantio aconteça nos períodos de chuvas, essas sim acontecem agora.

Através do Verde Novo, projeto que recebe o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, a Copaíba tem apoiado a recuperação florestal em muitas propriedades rurais da região.

O Verde Novo doa as mudas nativas para os proprietários de terra interessados em recuperar suas matas nativas, proteger suas nascentes, ou até mesmo adequar ambientalmente, de forma voluntária, sua propriedade. Mas para que isso aconteça deve ser feito um cadastramento dessas propriedades na sede da instituição.

É muito simples e fácil, assim que o cadastro for feito, a equipe técnica da Copaíba agenda a visita na propriedade para elaborar o projeto de restauração florestal. Junto com o proprietário, são definidas as áreas a serem recuperadas e também as espécies que poderão recompor aquele ambiente. Daí para frente as ações, desde a preparação do solo para plantar as mudas até os cuidados pós plantio, tudo é orientado pela equipe técnica.

Com esse apoio muitas propriedades e família estão sendo beneficiadas. O plantio de mudas nas margens de córregos ou nascentes pode garantir uma melhora na produção e na qualidade da água.  “A recuperação das matas é uma estratégia importante que garantirá a qualidade da água na propriedade e ela que contribuirá para o abastecimento da água das nascentes. A solução não é imediata, mas em poucos anos, nota-se grandes melhorias”, destacou a Coordenadora do Verde Novo, Flávia Balderi.

Os plantios já começaram e o cadastramento também! O cadastramento é aberto para as pequenas e grandes propriedades que, juntas, fazem a diferença na conservação da Mata Atlântica.

Para participar basta entrar em contato conosco por aqui.

Compartilhe!

Últimas publicações