Protagonismo feminino na recuperação das florestas

Cada vez mais as mulheres, proprietárias de terra, estão tendo voz e liderando a tomada de decisão dentro de suas propriedades rurais. Em Bueno Brandão/MG, uma proprietária de terra sensibilizada com a situação ambiental do seu entorno, buscou o apoio da Associação Ambientalista Copaíba para somar forças em uma ação que mudará não só a sua vida, mas a vida de outras pessoas, de inúmeros animais e plantas.

Maura de Cassia Beghini e seus irmãos têm uma propriedade no bairro Ponte Alta, às margens do Rio das Antas, que é um dos mais principais afluentes do Rio do Peixe, da bacia hidrográfica do rio Mogi Guaçu. Preocupada com sua nascente de água e as margens do rio desprotegidas, Maura teve a iniciativa de iniciar a mudança daquele ambiente para melhor e assim, recuperar a mata ciliar de sua propriedade.

Foram previstas 1250 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para serem doadas à propriedade. Do projeto para a execução – três meses depois de ter assinado o termo de compromisso, junto ao projeto Verde Novo, para receber o apoio à restauração, as mudas foram plantadas. Parte delas foram para as margens do rio e um montante de mudas foi destinado à proteção da nascente. Em breve uma nova floresta estará se formando no local.

“Já sentimos grande satisfação ao ver as mudinhas ainda pequenas, mas indo bem. Ao imaginarmos a floresta formada sentimos a sensação de dever cumprido, pois sempre valorizamos a preservação do meio ambiente e temos consciência da importância dos rios e das nascentes a sobrevivência do planeta e para a nossa sobrevivência”, comenta Maura agradecida pela parceria com o projeto.

Outras iniciativas vindas de proprietárias de terra estão surgindo na restauração florestal. “Nos últimos anos, notamos um aumento da procura por mulheres, como representantes de suas propriedades, para o apoio à restauração florestal. Hoje esse público representa 25% das propriedades parceiras do Verde Novo, nosso principal projeto de restauração florestal”, comenta Flávia Balderi, secretária executiva da Copaíba.

Maura, assim como outras várias mulheres sensibilizadas ambientalmente, estão contribuindo para um mundo mais sustentável e arborizado, começando com um passo importante, fazendo a sua parte na recuperação florestal da sua propriedade.

O Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo conservar e restaurar a Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, localizadas entre o Sul de Minas Gerais e leste do Estado de São Paulo. Os proprietários de terra interessados em receber esse apoio podem entrar em contato pelo telefone: 19 9 9953-8382 ou por email: verdenovo@copaiba.br.

Compartilhar

Comentários