Proteger as abelhas para garantir a produção dos nossos alimentos

Mais de 75% das principais culturas alimentares do mundo são favorecidas pela polinização

 

As abelhas são consideradas os polinizadores mais importantes que conhecemos. Muitas culturas importantes dependem delas para a formação dos frutos e sementes. Mesmo em cultivos não totalmente dependentes de polinizadores, as abelhas podem contribuir para o aumento da produtividade e melhorar a qualidade dos frutos.

Já as culturas que dependem diretamente dos polinizadores, como o café, estão correndo sérios riscos com a diminuição das abelhas.

As abelhas estão acabando?

Pesquisadores e estudiosos apontam que diferentes fatores combinados ao uso de pesticidas são o principal causador do desaparecimento das abelhas. Lembrando que as mudanças climáticas, redução das florestas e as más práticas agrícolas já são razões suficientes para a redução desses importantes insetos.

O que podemos fazer?

Eliminar o uso de produtos químicos ou inseticidas, principalmente em época de floração das plantas é uma importante forma de ajudar nossas importantes aliadas. Além disso, aumentar a oferta do seu alimento pode ajudar muito.

Plantar florestas e, a partir daí oferecer uma vasta diversidade de flores às abelhas, tem sido a principal ação do Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O projeto tem como objetivo contribuir para a restauração e conservação das matas nativas da região das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, entre o Sul de Minas Gerais e leste do Estado de São Paulo.

Grandes parceiros, amantes da natureza e das abelhas, somam forçar com a equipe do Verde Novo nessa ação. Esse foi o caso de Beatriz de Oliveira Santos (Bia), de Socorro/SP, que se prontificou a transformar parte da sua propriedade em floresta. Pensando em tornar a propriedade biodinâmica, Bia tem feito diversas ações que conciliam a produtividade da propriedade com um uso mais sustentável dos recursos naturais.

A propriedade conta com um apiário, que faz parte dos planos das ações sustentáveis. Para enriquecer com flores a nova floresta, foram escolhidas para o plantio das mudas, espécies de árvores melíferas, que alimentarão as abelhas do apiário.

“Estamos cuidando dessas árvores para que elas cresçam muito fortes e sadias para assim, promover o que eu fui buscar com vocês: a restauração da terra, a proteção da propriedade (que será biodinâmica), o acréscimo de árvores melíferas para ajudar a produção do mel do nosso apiário, além de trazer de volta espécies de aves e animais, contribuindo para a conservação da natureza. É um prazer muito grande estarmos juntos nesse trabalho”, cometa Bia animada com a parceria.

Como receber as mudas e o apoio do Verde Novo?

O cadastro para participar está aberto. Todos os proprietários de terra e agricultores de Socorro e região que tiverem interesse em receber as mudas e o apoio podem entrar em contato pelo telefone da Copaíba: (19) 99953-8382, ou email verdenovo@copaiba.org.br. Mais informações no site copaíba.org.br/verdenovo.

 

Fonte: Relatório Planeta Vivo 2018 – WWF

Compartilhar

Comentários