Restauração Florestal

Proprietários rurais de Itapira podem se beneficiar através da parceria entre projetos

O projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental continua em parceria com o projeto Nascentes para reflorestar propriedades do município de Itapira. O proprietário é beneficiado pelos projetos da seguinte forma: o Verde Novo realiza a doação de espécies nativas da Mata Atlântica e o apoio técnico; o Nascentes subvenciona entre 85% e 95% do valor investido pelo proprietário para os cuidados com o entorno das nascentes nas propriedades rurais.

Quem está apoiando essa parceria é a CAT de Mogi Mirim, onde o proprietário José Batistela conheceu os projetos e foi o primeiro proprietário a se beneficiar. “A princípio fiquei com um pouco de receio, mas conversando e entendendo melhor como seria beneficiado pelos projetos decidi participar e está dando muito certo” comenta o proprietário.

José trabalha com a produção de cana de açúcar há quase 30 anos e parte da propriedade era utilizada para a criação de gado onde possui nascentes de água. Percebendo a importância da proteção e conservação delas, o proprietário plantou 1.800 mudas doadas pelo Verde Novo. Agora 0,72 ha (hectare) da propriedade estão em processo de restauração que também terá o apoio técnico do Verde Novo, auxiliando a manutenção da área restaurada por 2 anos.

“Sempre cuidei das nascentes da propriedade, mas era necessário fazer algo além de cuidar, o plantio das árvores nativas vai manter as nascentes e fazer com que elas não sequem. As pessoas devem entender a importância de cuidar da água e confiar nos projetos” comenta José.

Você também pode beneficiar sua propriedade! Entre em contato (19) 9 99538382 ou cadastre-se pelo site. O projeto Verde Novo é executado pela Copaíba, que há quase 20 anos trabalha pela a restauração e conservação da Mata Atlântica das bacias do Rio do Peixe e Rio Camanducaia que estão entre municípios do Sul de Minas e Leste Paulista.

Compartilhar

Comentários