Serra Negra recebe novamente apoio para recuperação de suas florestas

Quase 40 mil mudas de árvores nativas já foram plantadas no município com o apoio do projeto

Verde Novo

Recuperar florestas é sinônimo de conservação de água, de proteção do solo, da fauna silvestre e
também de melhoria o bem estar da população. Já há alguns anos, Serra Negra tem recebido apoio
para que tudo isso aconteça. E graças ao interesse e sensibilidade dos moradores, proprietários
rurais e produtores locais, que o município ganha novas florestas para garantir a qualidade de vida
de muita gente.
O Verde Novo, projeto executado pela Copaíba, com o patrocínio da Petrobras, por meio do
Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo conservar e restaurar a Mata Atlântica das
bacias dos rios do Peixe e Camanducaia, localizadas entre o Sul de Minas Gerais e leste do Estado de São Paulo. Desde 2010, quando o projeto começou, só no município de Serra Negra, foram doadas e plantadas 38.682 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica para recuperação de 416 mil m2 de áreas. São mais de 20 propriedades rurais beneficiadas com esse apoio.
O plantio mais recente aconteceu no bairro dos Rodrigues, na propriedade de Daniel Chabu. Na área foram plantadas 2300 mudas que contribuirão para ampliar as áreas verdes da propriedade. Para a Copaíba, a restauração florestal das propriedades rurais, é de fundamental importância, pois é ela que garante o retorno de processos ecológicos que já não existem mais em algumas áreas. “É recuperando as nossas matas nativas que garantimos a qualidade da água, evitamos processos de erosão e assoreamento nos cursos d’água e nascentes, contribuímos para que a fauna silvestre tenha alimento e abrigo, e colaboramos para melhorar a qualidade de vida das pessoas que recebem nosso apoio e do seu entorno”, comenta Flávia Balderi, Coordenadora do Verde Novo.
Os proprietários de terra de Serra Negra interessados em receber esse apoio podem encontrar as informação no site do projeto. Clique aqui

Compartilhar

Comentários