Socorro ganhará mais 100.000 m2 de novas florestas

Mais de 10 campos de futebol serão restaurados no bairro Rio do Peixe

Em meados desse ano a Associação Ambientalista Copaíba e a Secretaria de Saneamento de Recursos Hídricos do Governo do Estado de São Paulo assinaram um novo contrato para a execução do projeto “Restauração Florestal de nascentes e córregos afluentes do Rio do Peixe” (Mogi 476 – Contrato nº 186/2015).

Esse projeto financiado pelo Fehidro conta também com o apoio do Programa Clickarvore da Fundação SOS Mata Atlântica. Ele tem como objetivo contribuir para a restauração das matas ciliares da bacia do Rio do Peixe, importante afluente do Rio Mogi Guaçu.

O plantio terá início ainda nessa estação de chuva. Serão plantas de 16.200 mudas de árvores nativas que formarão novas florestas e contribuirão para a conexão de matas já existentes no bairro do Rio do Peixe em Socorro, mais especificamente no Sítio São Sebastião, da família Tasca.

Ao todo por meio dessa ação serão restaurados 10 hectares no entorno de três nascentes e nas margens de três córregos afluentes do rio do Peixe. Atualmente essas áreas são ocupadas por pastagens, com o solo degradado em muitos trechos o que favorecerá o controle de erosão e a melhoria da qualidade e quantidade de água da propriedade. Para a Coordenadora da restauração florestal da Copaíba, Ana Paula Balderi, o projeto “Restauração florestal de nascentes e córregos afluente do Rio do Peixe” vai contribuir fortemente para a continuidade da conservação da bacia hidrográfica do rio do Peixe, pois a área a ser restaurada é de extrema importância devido sua localização geográfica. “Consequentemente os benefícios da restauração florestal, realizada na propriedade, serão compartilhados por toda microbacia”, comenta Ana Paula.

A Copaíba vem realizando diversas ações voltadas à conservação dos recursos hídricos desde 2005. De lá para cá, a instituição mantém em processo de restauração 52,2 hectares (522 mil m2) de mata nativa. Para isso foram necessárias aproximadamente 70 mil mudas plantadas em 19 propriedades, só nessa microbacia.

Compartilhar

Comentários