Turismo e meio ambiente

Dono de hotel fazenda em Serra Negra plantou 5 mil mudas

Serra Negra é um dos municípios em que a Copaíba tem executado significativamente o reflorestamento de áreas degradadas através do projeto Verde Novo patrocinado pela Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental. Igualmente importante à restauração é a conscientização e sensibilização de adultos e crianças para a conservação da natureza. Francisco, proprietário do Hotel Fazenda Santa Maria localizado também em Serra Negra, está entre essas pessoas que foram sensibilizadas pelo projeto.

A propriedade que sempre pertenceu família  do proprietário, já proporcionou diferentes fontes de renda e uma delas foi à produção de café. Francisco foi construindo aos poucos o hotel em meio à lavoura e substituindo os pés de café por árvores nativas da Mata Atlântica para aumentar o fragmento de mata que já existia na propriedade. “Acredito que para ser realmente um hotel fazenda é necessário proporcionar essa vivência para os hóspedes. Temos que estar conectados com o meio ambiente e para isso continuo plantando árvores na propriedade e conto com o apoio da minha família para proporcionarmos momentos especiais para quem nos vista” comenta Francisco.

Foram plantadas 5 mil mudas na propriedade com apoio do Verde Novo que após 5 anos continua monitorando a área. O Técnico de Campo do projeto, Jayson Pelatieri, contou sobre as mudanças significativas que estão acontecendo na propriedade “Foi bastante satisfatório ver que o projeto de Restauração Florestal na propriedade do Sr. Francisco atingiu os indicadores esperados. Percebemos, durante a visita, que a sucessão ecológica das espécies já está acontecendo, o que é muito bom porque alimenta a expectativa de que a floresta se perpetuará. Ficamos satisfeitos com os resultados atingidos até o momento!”

O proprietário Francisco conta que o reflorestamento também trouxe abrigo para animais silvestres “Antes não costumávamos ver muitos animais na propriedade e hoje eles tem a mata como abrigo. Já avistamos paca, cotia entre outros animais em meio às árvores. Os hóspedes também tem o privilégio de vivenciar esses momentos, construímos uma trilha para eles possam visitar nossa floresta”. Você também pode beneficiar sua propriedade! Entre em contato pelo whatsapp (19) 9 9953-8382 ou cadastre-se pelo site Verde Novo para participar do projeto e receber mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e apoio técnico gratuitamente.

Compartilhar

Comentários