Viveiro florestal Copaíba de cara nova

Desde julho deste ano, a equipe executiva da Associação Ambientalista Copaíba com o apoio dos conselheiros, voluntários e inúmeros colaboradores, têm se dedicado às adequações do Viveiro Florestal Copaíba, geradas pela mudança de endereço da instituição.

A Copaíba agora, faz parte da comunidade do bairro da Pedra Branca, em Socorro/SP. Toda a instituição, com sede, viveiro e setor administrativo, está instalada lá. E é no novo “Espaço Copaíba” que o Viveiro Florestal ganhou área para crescer e ampliar a produção de mudas de árvores nativas.

A mais recente adaptação foi a instalação da estufa para germinação das sementes. Nela é feita a semeadura direta das sementes de aproximadamente 60 espécies de árvores nativas. Em pouco tempo as sementes germinam diretamente nos tubetes e se transformam em plântulas. Na estufa há espaço suficiente para mais de 60 mil plântulas.

Assim que surgem as pequenas mudas há necessidade de muda-las de ambiente para que possam receber nutrientes e serem adubadas. A partir daí inicia a fase de crescimento. Em meses elas estarão fortes o suficiente para serem plantadas no campo e formarem novas florestas.

Toda mudança demanda de muito trabalho e dedicação. As adaptações e estruturação tanto da sede quanto do Viveiro Florestal ainda estão acontecendo.

Além das atividades operacionais da Copaíba, a reserva florestal recuperada pela própria instituição está sendo cuidada com muito carinho. Em breve nessa área será criada uma Unidade de Conservação da Natureza, na categoria de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN).

A nova sede fica localizada na Estrada Municipal da Pedra Branca, no bairro da Pedra Branca, em Socorro/SP. A instituição é aberta para o atendimento de segunda à sexta, das 8h às 16h.

Compartilhar

Comentários