Viveiro Florestal Copaíba prepara a produção das mudas para o período de chuvas

A Copaíba produz mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, em seu viveiro florestal, há quase 20 anos. O Viveiro, que iniciou produzindo poucas mudas, a partir de sementes coletadas nas matas da região, hoje, continua recebendo os frutos e sementes nativos, mas para a produção anual de centenas de milhares de mudas.

Para produzir tantas mudas é preciso uma boa equipe de trabalho e também uma apropriada infraestrutura. Nesses últimos meses, graças ao projeto Verde Novo, patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Viveiro Florestal Copaíba tem ampliado sua produção de mudas e para isso estão sendo necessárias diversas adaptações. A mais recente foi a instalação das sementeiras – ambiente onde as sementes germinam para formação de mudas. As novas sementeiras têm espaço suficiente para receber todas as sementes necessárias para a produção das mudas ao longo do ano.

As novas sementeiras contribuirão para a produção das mudas que serão doadas aos proprietários de terra interessados em recuperar as matas de suas propriedades. Ao todo serão doadas 150 mil mudas, para a recuperação de quase 100.000 m2 de áreas degradadas.

As adaptações foram feitas também pensando no bem estar da equipe de produção. “As sementeiras antigas sofram substituídas por canteiros mais altos, que auxiliam na ergonomia da equipe de produção. Isso é fundamental para garantir a qualidade do nosso trabalho, cuidando também da saúde de quem cuida tão bem das nossas mudas”, comenta Flávia Balderi, coordenadora do projeto Verde Novo.

O Viveiro Florestal Copaíba é aberto para visitação. As visitas monitoradas são agendadas na própria sede institucional da Copaíba.
Para mais informações sobre o viveiro clique aqui.

Compartilhar

Comentários