Você sabe o que é mudança climática?

A mudança climática é o fenômeno causado pelo aquecimento global, devido aos níveis extremos de emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. As mudanças são alterações no clima em todo o planeta. E suas consequências são irreversíveis para a vida no planeta terra.

Considerado hoje o maior problema ambiental a nível global, já se sabe que o aquecimento global e a mudança climática não acontecem apenas por fatores naturais, como, glaciações e mudanças na órbita terrestre.  As atividades humanas contribuem consideravelmente para agravar essa situação.

Desde a Revolução Industrial o ser humano aumentou a queima de combustíveis fósseis, como carvão, petróleo, gás natural, entre outros. Para suas atividades cotidianas, como, transportes, indústrias, aquecimento de casas, produção de bens e consumo, etc.

Esses gases ficam acumulados na superfície terrestre o que provocam o chamado, Efeito Estufa, fenômeno que retém grande parte do calor proveniente da radiação solar mantendo a superfície terrestre aquecida.
Devido ao crescente aumento das emissões de gases de efeito estufa, esse fenômeno se intensificou, provocando o  aquecimento global, ou seja, o aumento da temperatura média da atmosfera terrestre.

No Brasil, o desmatamento é responsável pela maior parte das emissões de gases do efeito estufa. Quando uma floresta é queimada há liberação de uma grande quantidade de carbono na forma de CO2 para a atmosfera. Em 2020 o Brasil bateu recorde em desmatamento por queimadas.

As consequências são muitas para o meio ambiente e para a humanidade, desde os desastres naturais cada vez mais frequentes, como tufões, tornados, tempestades, inundações, deslizamentos de terra, fortes ondas de calor e secas intensas até as perdas na agricultura, doenças respiratórias e cardíacas, pessoas desabrigadas, migração, aumento da pobreza, proliferação de doenças, novas pandemias, etc. Como faríamos para nos reinventar?

Não há duvida que as mudanças no clima causam impactos devastadores na saúde humana, na produção de alimentos, biodiversidade, crescimento econômico e na circulação atmosférica.

Também não há duvidas de que os humanos são os únicos animais capazes de modificar seu ambiente. Temos o poder de devastar, mas também podemos reconstruir.
O que precisamos é despertar, regenerar nossos pensamentos e atitudes. E aceitar que fazemos parte da natureza, impactamos e somos impactados por ela. Somos partes inseparáveis de um todo, chamado planeta Terra.

Assim, as mudanças de atitudes se tornam fundamentais. As chamadas energias renováveis são fundamentais, uma vez que não se esgotam e substituem os combustíveis fósseis. Como exemplos, energia solar, energia eólica (dos ventos), energia hidráulica (dos rios), biomassa (matéria orgânica), heliotérmica (transforma a irradiação solar em energia térmica e depois em energia elétrica), geotérmica (calor interno da Terra), mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).

Outra estratégia eficaz é o plantio de árvores no planeta. As árvores sequestram o carbono da atmosfera e nos devolve oxigênio, além de aumentar a produção de água, produção agrícola, proteger os cursos d’água, diminuir temperaturas e ser abrigo e alimento para a diversidade de espécies da fauna.

Essas duas combinações seriam as melhores formas de controlar as emissões dos gases de efeito estufa, sequestrar dióxido de carbono e combater o aquecimento do clima.

Vamos agir, enquanto há tempo para aumentar esforços coletivos que tragam soluções!
Cada brasileiro, em média emite 9 ton de gases na atmosfera. Para compensar essa emissão, cada um de nós precisamos plantar 50 árvores por ano.

A Associação Ambientalista Copaíba planta árvores para você!
De todas as maneiras!!! Basta escolher a que melhor se adequa à você!

Entre nesse time, contribua!
Você também pode doar ou ganhar árvores de presente!
Sua empresa também pode formar florestas!

Vamos plantar árvores e colher mais qualidade de vida!
@aacopaiba
19 9 9953 8382

Compartilhar

Comentários