O Verde Novo é um projeto executado pela Copaíba, que recebe o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, que tem como objetivo contribuir para a conservação e restauração da Mata Atlântica das bacias dos rios do Peixe e Camanducaia.

Desde 2010 até hoje, o Verde Novo apoiou a restauração florestal de mais de 175 hectares (1.750.000 m2) de áreas. Foram plantadas, em parceria com 170 proprietários de terra, mais de 270 mil mudas de árvores.  Nessa nova fase, mais 150 mudas serão plantadas.

Como funciona o Verde Novo?

Os proprietários interessados em restaurar áreas de suas propriedades poderão receber gratuitamente mudas de espécies de árvores nativas da Mata Atlântica e apoio técnico para o plantio e manutenção das mudas.

Os proprietários devem estar dispostos a plantar voluntariamente, no mínimo, 1.000 mudas em uma área de 0,5 ha de terra (5 mil metros quadrados) de sua propriedade.

Para isso, os proprietários deverão:

– isolar a área, cercando-a caso haja necessidade (por exemplo: presença de gado);

– preparar a área para o plantio (roçada, coroamento e preparo do solo) e plantar as mudas;

– realizar a manutenção da área plantada pelo menos por dois anos, coroando as mudas, controlando o capim e  as formigas cortadeiras e seguir as orientações da equipe técnico.

A doação das mudas não poderá contemplar plantios sob motivação de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAs), acordos com promotorias públicas, processos de licenciamento ambiental entre outros termos vinculados ao poder público.

Quem pode participar?

Poderão participar do projeto Verde Novo os proprietários de terra dos seguintes municípios:

– Águas de Lindóia (SP);

– Amparo (SP);

– Bueno Brandão (MG);

– Lindóia (SP);

– Itapira (SP);

– Monte Alegre do Sul (SP);

– Monte Sião (MG);

– Munhoz (MG);

– Pedra Bela (SP);

– Pinhalzinho (SP);

– Serra Negra (SP);

– Socorro (SP);

– Toledo (MG).

Como participar?

Faça seu cadastro conosco!

Para participar ou saber mais sobre o VERDE NOVO entre em contato com a Copaíba

Compartilhar